Fábricas em Asnieres vistas do Quai de Clichy, de Vincent Van Gogh

Fábricas em Asnieres vistas do Quai do Clichy é uma pintura de Vincent Van Gogh. O artista faz parte da corrente artística neoimpressionista. O pintor é um dos mais famosos do movimento do neoimpressionismo francês, foi um dos mais prolíficos dentre todos os artistas de sua época, e é considerado um dos maiores gênios da história da arte do século XIX e XX.

O ano de 1887 foi de paz para o artista, ele havia conhecido Paul Signac, um pintor neoimpressionista que propagava o estilo artístico do pontilhismo e divisionismo. Foi quando ele pintou Fábricas em Asnieres vistas do Quai de Clichy:

Factories at Asnieres from the Quai de Clich, Vincent Van Gogh. (Wikiart/Domínio Público)

Fábricas em Asnieres vistas do Quai de Clichy é uma pintura com características neoimpressionistas, o artista usou as técnicas pontilhistas. Nos campos que existem no cenário dessa tela temos diversos traços amarelos, laranjas e verdes, para compor essa parte da tela, com o uso de métodos aprendidos com Paul Signac. Nesse mesmo terreno em frente à fabrica, Van Gogh, usou o pincel com cerdas de tamanho médio, pintando de um jeito mais frenético, dando a impressão de que existem ventos passando nos campos.

Na outra parte dessa pintura temos a cidade com as casas e as fábricas soltando fumaça, algumas delas tem contornos definidos, da corrente artística neoimpressionista. Van Gogh usou uma paleta de cores amarelada e verde, típica das suas pinturas nos anos de 1886-1889.

Essa pintura se encontra no Museu de Arte de St. Louis nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.