Madonna do Livro, Madonna do Livro

Madonna do Livro é uma pintura de Sandro Botticelli. O artista é um pintor italiano do início do Renascimento e aprendiz de Fra Filippo Lippi, um grande mentor e artista do Quattrocento. Bottecelli faz parte do grupo de artistas renascentistas mais conhecidos, e figura entre nomes como Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael.

Assim como outros pintores do Renascimento, Sandro Bottecelli confeccionou diversas Madonnas, uma delas é a Madonna do Livro.

Madonna do Livro, Sandro Botticelli. (Wikicommons/Domínio Público)

Madonna do Livro tem características do início do renascimento. Na Idade Média, a Virgem Maria e o Menino Jesus eram retratados em figuras planas, sem muito volume. Nessa pintura as roupas tem dobras e certo volume, a cor azul marinho era comum, apesar de ser um pigmento caro, a criança começava a ter proporções mais realistas, a auréola meio plana ainda é uma herança dos ícones bizantinos. Ainda é possível notar que o rosto da Madonna apresenta quase a mesma inclinação e formado do rosto da famosa Vênus em sua obra O Nascimento de Vênus. Além do caráter técnico existe o significado simbólico, como o livro aberto e as frutas que possuem conotação religiosa sobre a Ressureição de Cristo e o Amor de Mãe entre a Virgem Maria e o Menino Jesus.

Essa pintura se encontra atualmente no Museu Poldi Pezzoli, em Milão, na Itália.

Compre meu e-Book na Amazon:

4 comentários em “Madonna do Livro, Madonna do Livro

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.