La Parisienne, Auguste Renoir

La Parisienne é uma pintura de Pierre Auguste Renoir. No movimento impressionista, o artista se tornou um dos nomes mais importantes tendo feito diversas obras de arte que se tornaram referência para pintores posteriores, pois Renoir inovou ao criar novas técnicas de pintura.

Junto com seu amigo Claude Monet, outro grande expoente da pintura impressionista, Auguste Renoir desenvolveu a técnica de reflexão difusa que consistia em não usar o preto ao criar as sombras.

O artista expôs na primeira exposição impressionista, e dentre suas obras estava La Parisienne.

La Parisienne, Pierre Auguste Renoir.

La Parisienne é uma pintura com características impressionistas. Nessa obra temos uma mulher usando um vestido da cor azul ultramarino, esse tom de azul costumava ser muito caro na Idade Média e Moderna, pois era extraído de uma pedra semipreciosa chamada de lápis-lazúli, mas com o advento da Revolução Industrial, esses materiais foram ficando relativamente mais baratos.

Nessa pintura, além do azul ultramarino, Renoir usa o amarelo cádmio, branco, preto, lilás e marrom que ele mistura para criar as cores que vemos na pintura como os azuis mais claros, por exemplo. Junto com suas pinceladas que alternam entre pincel com cerdas grossas e mais finas, Renoir cria o famoso efeito das obras impressionistas com imagens leves e bem iluminadas.

La Parisienne, hoje em dia, está no Museu Nacional de Cardiff no País de Gales.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.