Les Reboteurs de Parquet, Gustave Caillebotte

Les Reboteurs de Parquet (Os lixadores de chão) é uma pintura de Gustave Caillebotte. O artista é um dos patronos do movimento impressionista, sendo uma das figuras mais importantes dessa corrente artística. Caillebotte transitava entre os círculos de artistas franceses financiando exposições e comprando pinturas. Suas obras de arte podem ser consideradas tanto impressionistas quanto realistas.

Caillebotte foi um pintor diferente de outros artistas, por preferir paisagens mais nubladas, com menos cores, embora tenha pintado telas impressionistas convencionais. Les Reboteurs de Parquet é uma de suas obras realistas.

Les Reboteurs de Parquet, Gustave Cailliebotte. (Wikipedia/Domínio Público)

Les Reboteurs de Parquet é uma pintura com características realista. Nessa obra temos três trabalhadores lixando o piso de madeira, eles estão usando apenas calça, e estão numa sala mal iluminada por uma janela. Fazer uma pintura sobre trabalhadores chocou o círculo artístico e social da época, que eram mais acostumados com pinturas coloridas sobre festas, reuniões no jardim e paisagens.

Essa obra foi submetida ao Salão de Paris e foi rejeitada, tanto pelo tema considerado polêmico quanto pela qualidade visual, pois era uma pintura mais monocromática com pouca luz, algo oposto as obras impressionistas.

Les Reboteurs de Parquet se encontra atualmente no Musée d’Orsay em Paris, na França.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Les Reboteurs de Parquet, Gustave Caillebotte

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.