A Virgem das Rochas, Leonardo Da Vinci

A Virgem das Rochas é uma pintura de Leonardo da Vinci. O artista é um grande representante do Renascimento artístico e do humanismo italiano. Da Vinci também fez várias invenções, e anotações e desenhos sobre a anatomia humana. Mas mesmo que a a região italiana esteja começando um novo momento artístico e ideológico, com o homem no centro de tudo, a Igreja ainda é uma grande patrona da Arte.

A Irmandade da Imaculada Conceição encomendou a pintura A Virgem das Rochas. Essa obra tem duas versões, a primeira está abaixo.

A Virgem das Rochas, Leonardo da Vinci.

Essa primeira versão da Virgem das Rochas não foi aceita pelo cliente que encomendou a obra. Havia um contrato bem específico que foi assinado por Leonardo Da Vinci, o pintor renascentista era um experimentador de materiais e gostava de liberdade artística, pode ser que algumas dessas cláusulas não tenham sido cumpridas. Da Vinci não entregou essa pintura no prazo que foi acordado.

Então, foi criada uma segunda versão da Virgem das Rochas por Giovanni Ambrogio de Predis sob supervisão de Leonardo Da Vinci.

A Virgem das Rochas, Giovanni Ambrogio de Predis

A segunda versão da pintura, feita por Giovanni Ambrogio de Predis, tem uma diferença em relação aos materiais usados, se essa tiver sido a questão que causou a não entrega da primeira versão. Existe o uso de muito mais pigmentos da cor azul ultramarino, também temos outra cor cara, o amarelo cádmio. O céu tem o uso do pigmento azul, mas não temos o vermelho, que também era uma cor cara.

Quanto as duas pinturas, finalmente temos um posicionamento geométrico, em formato de triângulo. Além disso, a Maria dessa pintura, ela se torna Jesus, muitos “santinhos” e pinturas religiosas anônimas que se espalham a partir do século XX tem esse mesmo posicionamento, mas com barba, com essa mesma mão.

A primeira pintura se encontra atualmente no museu do Louvre, em Paris, na França.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.