A cegueira de Sansão é uma pintura de Rembrandt. O pintor e desenhista, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, faz parte do movimento artístico barroco do período da Era de Ouro da Pintura Holandesa. O artista não tinha preferência por nenhum tema específico e pintava alegorias greco-romanas, paisagens, retratos individuais e em grupos, e também os religiosos.
As obras mais conhecidas de Rembrandt são Ronda Noturna, Tempestade no Mar da Galileia e A lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, mas outras pinturas também merecem destaque como A cegueira de Sansão.

A cegueira de Sansão tem características barrocas. A cena da pintura está no auge, o ato vai acontecer logo em seguida, temos o soldado furando o olho de Sansão, antes de todo o sangue jorrar, deixando o público na expectativa. Rembrandt utiliza a técnica de claro-escuro para criar um efeito dramático, assim como nas pinturas de Caravaggio. Nas obras de cunho bíblico, Rembrandt usa o fundo preto, sombrio com a luz dramática sobre a cena que vai acontecer, assim como ele faz em Tempestade no Mar da Galileia.
Essa pintura, A cegueira de Sansão, se encontra no Museu Staedel, em Frankfurt am Main, na Alemanha.