A lagoa do Jas de Bouffan é uma pintura de Paul Cézanne. O artista faz parte do movimento impressionista e pós-impressionista. O pintor passou por períodos artísticos, pois sempre estava aprendendo algo novo, também mudava de humor e isso se refletia em suas pinturas. Além disso, Paul Cézanne foi nomeado o “Pai da Arte Moderna”.
O artista mudou para uma propriedade, a Bastide du Jas de Bouffan, que fica em Aix-en-Provence. Nesse lugar Cézanne passou pelo seu período impressionista, onde pintou A lagoa do Jas de Bouffan.

Em A lagoa do Jas de Bouffan temos uma pintura de paisagem impressionista. Cézanne usa pinceladas soltas, com um pincel de cerdas grossas, mesmo assim consegue criar um efeito detalhista nessa pintura. O artista escolheu uma paleta de cores multicolorida, usando o clássico verde, o rosa, azul, branco, bege, amarelo, vermelho, azul, lilás. O lugar que o artista morava tinha belas paisagens e Paul Cézanne soube como tirar vantagem disso para criar uma pintura como A lagoa do Jas de Bouffan.
A lagoa do Jas de Bouffan se encontra no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.