(Especial Natal) A Adoração dos Reis Magos, Gentile da Fabriano

A pintura de hoje é a Adoração dos Reis Magos de Gentile da Fabriano. Os três reis magos fazem parte do presépio natalino. Na Idade Média esse tema faz parte da história bíblica da viagem dos reis magos para encontrar o menino Jesus Cristo, dar presentes: o ouro, incenso e a mirra e fazer a adoração. Os reis foram guiados por uma estrela. Essa história está no Novo Testamento em Mateus 2:11.

O retábulo feito por Gentile Fabriano é considerado uma das obras representativas da arte gótica internacional.

Adoração dos Magos, Gentile da Fabriano.

Adoração dos Magos possui os elementos da arte gótica internacional como o uso do ouro, a detalhada ornamentação na parte de cima do painel. Na figura central temos os magos encontrando o menino Jesus Cristo, temos a Virgem Maria entronizada segurando o bebê.

E também o início daquilo que mais tarde ficaria conhecido como presépio natalino, na predela do retábulo. (Claro que em 1423 não se espera que todos os símbolos de Natal sejam iguais aos do século XXI).

Predela do retábulo de Gentile da Fabriano.

Essas cenas da Natividade de Jesus foram se tornando cada vez mais populares com o passar do tempo, diversos artistas fizeram suas versões desse tema.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.