A pintura de hoje é a Adoração dos Reis Magos de Gentile da Fabriano. Os três reis magos fazem parte do presépio natalino. Na Idade Média esse tema faz parte da história bíblica da viagem dos reis magos para encontrar o menino Jesus Cristo, dar presentes: o ouro, incenso e a mirra e fazer a adoração. Os reis foram guiados por uma estrela. Essa história está no Novo Testamento em Mateus 2:11.
O retábulo feito por Gentile Fabriano é considerado uma das obras representativas da arte gótica internacional.

Adoração dos Magos possui os elementos da arte gótica internacional como o uso do ouro, a detalhada ornamentação na parte de cima do painel. Na figura central temos os magos encontrando o menino Jesus Cristo, temos a Virgem Maria entronizada segurando o bebê.
E também o início daquilo que mais tarde ficaria conhecido como presépio natalino, na predela do retábulo. (Claro que em 1423 não se espera que todos os símbolos de Natal sejam iguais aos do século XXI).

Essas cenas da Natividade de Jesus foram se tornando cada vez mais populares com o passar do tempo, diversos artistas fizeram suas versões desse tema.