O Nascimento de Vênus, a pintura de Botticelli mais conhecida do mundo

O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli, um artista do início da Renascença, Boticcelli faz parte do grupo de artistas mais importantes do renascimento junto com Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael. O pintor é um dos mais conhecidos e renomados da história da arte ocidental. Botticelli pintou O Nascimento de Vênus, uma das pinturas mais conhecidas da arte europeia, que figura junto com Monalisa de Leonardo da Vinci. Seu grande talento fez com que fosse patrocinado pela poderosa família Médici e a Igreja Católica.

Sua pintura mais conhecida, O Nascimento de Vênus retrata uma história da mitologia greco-romana, a deusa Vênus que nasce da espuma e chega a terra através de uma concha do mar sendo soprada pelo vento.

O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli.

O Nascimento de Vênus é uma pintura de grande dimensão, 172,5 cm × 278,9 cm. Botticelli se encaixa no início do renascimento, ainda não existe um uso tão perfeito de profundidade e proporção, por isso as figuras humanas da obra parecem ser figuras coladas no cenário que ele pintou, a coxa da deusa Vênus é muito alongada, por exemplo. Botticelli era um artista que preferia pintar temas relacionados a bíblia e a Igreja, por isso ele tem poucas telas com temas mitológicos. Assim como Michelangelo usou uma estátua grega antiga, datada do século I a.C, Botticelli usou como modelo uma estátua chamada de Vênus de Médici que também é datada da mesma época.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pela Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Um comentário em “O Nascimento de Vênus, a pintura de Botticelli mais conhecida do mundo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.