Pieter Bruegel, o Velho; o pintor dos camponeses

Pieter Bruegel, o Velho; nasceu por volta do ano de 1525-30, em Breda, na Holanda. O artista é considerado um dos mais importantes da história da arte da pintura holandesa e flamenga da Renascença. Bruegel era especialista em dois tipos de pintura, a de gênero e a de paisagem. O artista também foi uma das grandes referências na Pintura Holandesa da Era de Ouro. Além disso, Pieter Bruegel se tornou mestre na Guilda de São Lucas da Antuérpia.

Não se sabe muito sobre a família de Pieter Bruegel, nem sobre seu treinamento, mas sabemos que ele fez uma viagem para a Itália por causa de um desenho que o artista fez, ele visitou Roma e conheceu Giulio Clovio. Nos anos 1555, Pieter Bruegel se estabeleceu na Antuérpia. Suas gravuras foram impressas e distribuídas por Hieronymus Cock, um importante distribuidor de gravuras nesta época. Uma dessas gravuras de Bruegel se chama Os sete pecados capitais.

Os sete pecados capitais, Pieter Bruegel. (Wikipedia/Domínio Público)

Os sete pecados capitais é uma gravura que tem intenção de lançar uma crítica à falta moralidade na época. Seus desenhos seguem o mesmo padrão de suas pinturas quanto aos traços arredondados e aos formatos idealizados das figuras representadas nessa gravura.

Embora, geralmente, a confecção de gravuras resulte em um maior retorno financeiro além de maior fama por causa da alta circulação de algumas publicações, Pieter Bruegel ficou conhecido por causa de suas pinturas sobre temas como os camponeses e a vida no campo. Uma dessas pinturas de Bruegel se chama A dança camponesa.

A dança dos camponeses. Pieter Bruegel. (Wikipedia/Domínio Público)

A dança dos camponeses é uma obra de Pieter Bruegel que se encaixa no movimento artístico da renascença flamenga. Nessa pintura temos a representação de uma tradição camponesa, uma dança. Estamos no século XVI, fim da Idade Média e Início da Idade Moderna, na arte renascentista temos o uso de figuras humanas com volume, proporção e com perspectiva.

Como podemos ver em A dança dos Camponeses, essa tela ainda não é tão detalhista quanto a de Jan Van Eyck, mas é um passo em direção as obras barrocas do auge da Pintura da Era de Ouro Holandesa. O artista escolheu cores naturais para retratar os camponeses dançando, mas não utilizou muitos tons de cores.

Uma outra pintura que segue o mesmo estilo de A dança dos camponeses se chama Casamento do Camponês.

Casamento do Camponês, Pieter Bruegel. (Wikipedia/Domínio Público)

Casamento do Camponês também é uma pintura que mostra um evento realizado por camponeses. Esse tipo de obra feita por Pieter Bruegel tem um valor histórico muito grande, não importando qualquer coisa subliminar sobre moral que ele estivesse tentando passar com essa pintura. Nessa pintura temos uma mulher que está na frente do tecido vermelho que deve ser a noiva e em uma cadeira onde está o noivo. Além disso, o artista retratou um banquete que está sendo servido caldo e pão, carne e cerveja, também temos no cenário um cachorro* que se encontra embaixo da mesa.

*obs: a presença de pets existe em todas as classes sociais e em todos os tipos de festas.

Bruegel também pintou paisagens, uma dessas pinturas se chama Paisagem com a fuga para o Egito.

Paisagem com a fuga para o Egito, Pieter Bruegel. (Wikipedia/Domínio Público)

Paisagem com a fuga para o Egito foi pintada por Pieter Bruegel, o artista retratou uma paisagem em que aparece uma mulher em cima de um burro sendo puxada por um homem, atrás está um rio e montanhas, ou seja, nessa pintura ele quis retratar a fuga de Maria e José para o Egito. Bruegel utilizou uma paleta de cores típica de pinturas de paisagem como o verde, marrom, azul, cinza e branco. Essa pintura não tem uma característica de algum movimento artístico. Na verdade, como não está tão evidente nesta tela o tema religioso, isso pode ter sido um dos motivos de sua sobrevivência a Iconoclastia, que aconteceu na Antuérpia por causa da Guerra de Oitenta Anos.

A obra mais famosa e moralizante do artista se chama Jogos Infantis.

Jogos Infantis, Pieter Bruegel. (Wikipedia/Domínio Público)

Jogos infantis é uma dessas pinturas que podemos olhar com uma lupa e ficar achando mensagens subliminares. Tipo: “O artista quis dizer isso porque ele pintou isso…ou aquilo..”, primeiro porque pode não ter nenhuma mensagem subliminar intencional, de repente, Pieter Bruegel pensou: “Vou colocar todas as brincadeiras das crianças numa tela só pra deixar como um registro.“, ou ele pode ter pensando: “Eu vou usar uma alegoria pra dizer que os homens são como crianças tolas com seus jogos infantis.“(Temos o quadro da Sagrada Família minúscula logo acima). Existe o significado do inconsciente coletivo de Carl G. Jung, mas é um assunto separado, tem a ver com psicologia.

Pieter Bruegel, o Velho; morreu no ano de 1569.

Compre meu e-Book na Amazon (ou leia pelo Kindle Unlimited):

Compre também na Amazon:

2 comentários em “Pieter Bruegel, o Velho; o pintor dos camponeses

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.