Thomas Gainsborough, um paisagista e retratista britânico do século XVIII

O artista rival de Joshua Reynolds, Thomas Gainsborough, nasceu no ano de 1727 em Sudbury, Suffolk, na Inglaterra. Reynolds foi um artista que pintou tanto paisagens quanto retratos e conseguiu obter sucesso nos dois gêneros de pintura, graças a esse talento múltiplo, Thomas Gainsborough é considerado um dos artistas britânicos mais conhecidos de sua época, além disso, o pintor foi um dos membros fundadores da Royal Academy.

O pai Thomas era comerciante de lã, o artista demonstrou talento para a arte desde cedo e por isso foi para Londres estudar arte. Na cidade, Gainsborough aprendeu gravuras e se associou com William Hogarth, o famoso cartunista.

Para poder viver de sua arte, Gainsborough decidiu trabalhar com pintura do gênero de retrato. Podemos ver uma de suas pinturas de retrato na imagem abaixo:

Retrato de Anne Ford, Thomas Gainsborough. (Wikipedia/Domínio Público)

Em Retrato de Anne Ford podemos ver que o artista faz uma pintura em que a mulher retratada está segurando um instrumento musical, o uso desse objeto na pintura faz a gente deduzir que esta mulher trabalha com música de alguma forma. O fato de estar bem vestida, usando joias pretas como pulseiras, brincos e uma gargantilha, além de um vestido caríssimo branco também podemos chegar a conclusão de que é famosa. A pose, e as partituras escritas com letras cursivas, podemos concluir que ela é uma cantora. De fato, Anne Ford foi uma cantora inglesa famosa, está em sua biografia.

Como vimos na pintura acima, Thomas Gainsborough é um artista muito habilidoso e sabe como colocar em cena coisas em relação a pessoa que está retratando, como se estivesse escrevendo na forma de uma pintura.

Gainsborough também retratou figuras importantes da história como Ignatius Sancho:

Inácio Sancho, Thomas Gainsborough. (Wikipedia/Domínio Público)

(Resumidamente) Inácio Sancho foi um abolicionista britânico que nasceu num navio negreiro, sendo vendido como escravo numa colônia espanhola, no norte da América do Sul. Sancho acabou sendo mandando para a Inglaterra, onde conheceu o Conde de Montagu que encorajou sua educação emprestando material de leitura. Ignácio, então, fugiu para a Casa de Montagu, sua vida mudou a partir daqui, Sancho se tornou um homem letrado, se casou e lutou pelas causas abolicionistas. Foi nesse contexto que Thomas Gainsborough pintou Inácio Sancho e também fez um retrato da Duquesa de Montagu.

O artista também retratava famílias inteiras como podemos ver na obra A família Gravenor:

A família Gravenor, Thomas Gainsborough. (Wikipedia/Domínio Público)

A família Gravenor é um típico retrato de família, Gainsborough utilizou uma paisagem campestre para colocar todos as pessoas do mesmo clã nessa tela. A estética usada pelo pintor é a do movimento artístico do rococó, podemos ver isso por causa da escolha do cenário, o vestido das mulheres mostra a moda do rococó, com o uso do tecido da seda, da armação que deixa a saia com um grande volume, o homem também está utilizando um traje que segue esta tendência do rococó.

Através das pinturas do século XVIII, que foi a época Thomas Gainsborough pintou, vemos como era a moda dos famosos vestidos franceses do Rococó, como está na pintura abaixo:

Retrato Rainha Charlotte, Thomas Gainsborough.

No retrato acima temos uma mulher usando um vestido pomposo, além de um cachorrinho no lado esquerdo da pintura. O vestido da Rainha apresenta a moda do rococó que era a saia com volume, muitos laços, babados nas mangas e na saia, bordados de ouro, nesse retrato a mulher não usa os famosos decotes. Também temos a famosa decoração no cabelo à la Maria Antonieta.

Uma outra pintura que mostra como era a moda na época e como a Rainha Maria Antonieta influenciou nas roupas das mulheres da alta sociedade está num retrato pintado por Thomas Gainsborough chamado de Lady Georgiana Cavendish.

Lady Georgiana Cavendish, Thomas Gainsborough.

Lady Georgiana Cavendish é um retrato da Lady de Cavendish também conhecida como Duquesa de Devonshire. A Rainha Maria Antonieta também foi retratada assim com um vestido branco segurando uma rosa, uma pintura que chegou a causar escândalo na época, Lady Cavendish também quis seguir essa tendência lançada pela Rainha francesa. A França exportava moda para todo lugar da Europa, pois era a que tinha a corte mais escandalosa, fútil, e famosa por isso, aliás, essa foi uma das razões para a Revolução Francesa, os altos gastos de sua corte ociosa.

Também vale a pena ver as pinturas de paisagem de Thomas Gainsborough. A pintura a seguir se chama Road from Market.

Road from Market, Thomas Gainsborough. (Wikipedia/Domínio Público)

Road from Market é uma pintura de paisagem que mostra uma espécie de estrada de terra que as pessoas estão num caminho a cavalo em direção a algum lugar, como no nome da obra diz Market, então eles estão em direção a um mercado. Nessa obra, Gainsborough mistura elementos de paisagem natural e pessoas, a estética artística dessa pintura tende mais para o barroco.

Thomas Gainsborough morreu no ano de 1788.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Compre também na Amazon:

Livro: Mindset (Carik S.Dweck)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.