Max Weber (artista), um cubista e expressionista

Max Weber nasceu no ano de 1881 em Białystok na Rússia. O artista fez parte do movimento artístico cubista e também expressionista. Weber se destacava como um cubista que produzia obras de arte coloridas, porém eram diferentes das pinturas órficas do casal Delaunay. Além disso, o pintor era um judeu que havia migrado da Rússia para os Estados Unidos, por isso algumas de suas pinturas tinham essa temática. Vamos conhecer mais sobre as pinturas de Max Weber.

O artista teve contato com o mundo do aprendizado de arte com o pintor Arthur Wesley Dow, um homem influente que havia conhecido pessoalmente o próprio Paul Gauguin, além de ter ficado um tempo na colônia de artistas em Pont-Aven. Max Weber decidiu viajar a Paris para estudar arte, lá ele se matriculou na Academia Julian, lugar onde conheceu artistas como Henri Rousseau, e teve contato com as obras cubistas de Pablo Picasso e o pré-cubismo de Henri Matisse. O artista também aprendeu sobre a arte expressionista.

Uma das obras expressionistas de Max Weber se chama Burlesco:

Burlesco, Max Weber. (Domínio Público)

Burlesco é uma pintura que se encaixa no movimento artístico expressionista. Max Weber retratou duas mulheres de uma forma mais subjetiva do que objetiva, elas aparecem sobrepostas, usando vestidos de cores diferentes e meias coloridas, ao fundo, no canto direito aparece uma bandeira americana, parecem duas dançarinas num cabaré. O artista usou contornos pretos para delimitar os elementos da pintura, além de usar uma paleta multicolorida.

Weber também pintou obras cubistas, uma dessas pinturas se encontra na imagem abaixo e se chama O violoncelista.

O violoncelista, Max Weber. (Wikimedia Commons/Domínio Público)

O violoncelista é uma pintura cubista de Max Weber. Após o artista voltar de Paris, Weber trouxe o cubismo a Nova Iorque, porém essa novidade não foi bem recebida pelos críticos de arte, até mesmo por Alfred Stieglitz (sim, ele mesmo, o apoiador da arte abstrata pura, com uma estética muito mais polêmica do que a apresentada por Max Weber). Quanto a pintura O violoncelista, temos a fragmentação cubista, o uso de um instrumento musical, porém Max Weber usa uma paleta e combinação de cores que é colorida mas com tendência a cor ocre.

Temos uma outra obra cubista que Max Weber pinta faz uma pintura ainda mais colorida que se chama Balé Russo.

Balé Russo, Max Weber. (Wikimedia Commons/Domínio Público)

Em Balé Russo temos uma das pinturas mais conhecidas do artista. Essa obra pertence ao movimento artístico cubista, ela apresenta as características do cubismo que já conhecemos como a fragmentação e as formas geométricas. Max Weber faz uma pintura com uma paleta de cores multicolorida, utilizando todas as cores e além disso faz o uso de tons escuros como o azul escuro e preto. O resultado de tudo isso é uma composição considerada bonita.

As pinturas cubistas nem sempre são obras fáceis de de enxergar as figuras que os artistas querem retratar mas Max Weber fez uma obra que é possível ver o objeto que está sendo mostrado, ela se chama A visita.

A visita, Max Weber. (Wikimedia Commons/Domínio Público)

A visita apresenta características cubistas, temos quatro pessoas sendo retratadas na pintura, a imagem tem formas geométricas, podemos notar um certo primitivismo que também aparece no cubismo de Pablo Picasso, de certa forma, isso aparece na paleta de cores escolhida por Max Weber.

Alguns consideravam o cubismo de Weber como melancólico e hesitante, talvez por causa dessa não fragmentação completa de algumas de suas pinturas, mas nessa época, começo do século XIX, era moda a arte abstrata, e o cubismo totalmente quebrado, fazer uma pintura diferente de todas aquelas abstratas puras fosse um jeito de escapar dessa moda.

Além do mais, dizem que o artista tinha uma certa inimizade com Alfred Stieglitz, um grande apoiador da arte abstrata, um dos motivos seria o temperamento de Weber que não aceitava muito bem as críticas de Stieglitz.

Max Weber morreu no ano de 1961.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Max_Weber_(artist)

Compre meus e-Books na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Um comentário em “Max Weber (artista), um cubista e expressionista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.