Pierre Bonnard, o artista fundador do Les Nabis

Pierre Bonnard nasceu no ano de 1867 na comuna Fontenay-aux-Roses na França. O artista faz parte do movimento artístico do pós-impressionismo, além de ser um dos fundadores do grupo vanguardista chamado de Les Nabis. Bonnard uniu a arte oriental de Hokusai e a ocidental de Paul Gauguin, fazendo assim uma transição do modernismo para o pós-modernismo.

O pai do artista era um funcionário público de alto escalão, por isso, Pierre Bonnard estudou nas melhores escolas. Desde cedo o artista demonstrou habilidade para desenhos e aquarelas, e enquanto cursava direito, Bonnard frequentava a Academia Julian. Foi nesse ambiente artístico que Bonnard conheceu pintores como Maurice Dennis e Paul Sérusier. Além disso o artista foi aceito na famosa e renomada Escola de Belas Artes de Paris. Foi nessa época que Pierre Bonnard cria o movimento Nabi.

Em sua participação no movimento, o artista cria obras com inspiração Japonistas, como podemos ver na pintura abaixo chamada de Mulheres no Jardim.

Par Pierre Bonnard — Travail personnel, CC BY-SA 4.0 (Wikimedia Commons)

Mulheres no Jardim é uma pintura com características pós-impressionistas como a falta de contornos de transição como nas obras realistas e impressionistas. O uso de formas mais alongadas e tendendo para o abstrato também é um dos elementos do pós-impressionismo de Pierre Bonnard e um dos preceitos do se novo movimento artístico chamado de Nabis. O elemento do japonismo se encontra na inspiração nas xilogravuras japonesas, além dos quatro painéis lembrarem os biombos japoneses.

Outra pintura que mostra características da influência japonesa nas pinturas de Pierre Bonnard está na imagem abaixo que mostra um pássaro sobre um fundo vermelho.

Pássaro com flores num fundo vermelho, Pierre Bonnard. (wikipedia)

Na pintura acima, Pássaro com flores num fundo vermelho, podemos ver características da pintura japonesa e também chinesa, que costumava retratar temas como flores e pássaros num tecido. O artista utilizou esse mesmo tema em sua pintura, mas usou uma cor vermelha bem forte e chamativa, essa cor era muito associada a China e ao Japão pelos europeus nessa época. Assim como a obra mulheres no jardim, Pierre Bonnard confeccionou essa pintura em três painéis utilizando têmpera como material.

Depois de um tempo fazendo pinturas com influências japonistas, Bonnard começou a se interessar pela arte impressionista. Uma dessas obras desse período de aproximação ao impressionismo se chama La Terrasse à Grasse.

La Terrasse à Grasse, Pierre Bonnard. (wikipedia)

La Terrasse à Grasse é uma pintura que possui um caráter impressionista e pós-impressionista. Bonnard utiliza os contornos pós-impressionistas, não existe aquela transição suave, o artista cria linhas para delimitar os elementos da pintura, mas ao mesmo tempo podemos ver as famosas pinceladas rápidas e pixeladas do impressionismo, além da escolha da paleta de cores fortes que também é característico deste movimento artístico. Pierre Bonnard é o tipo de artista que apresenta evolução estética conforme o tempo passa.

O artista começou a pintar obras puramente impressionistas logo após as suas pinturas japonistas, podemos ver isso na pintura chamada O Jardim na Sombra.

O Jardim na Sombra, Pierre Bonnard. (wikipedia)

O Jardim na Sombra é uma pintura impressionista, o artista dá as famosas pinceladas rápidas desse movimento artístico dando suas impressões sobre a paisagem que está retratando, aqui nessa obra não vemos mais aqueles contornos delineados do pós-impressionismo, Bonnard se aproxima da estética das pinturas de Claude Monet. A paleta de cores escolhida pelo artista é o verde, o roxo, o azul, o amarelo e o preto, essas cores criam um efeito de paisagem impressionista.

Muitos historiadores veem essa mistura de pós-impressionismo com o impressionismo como um período de crise do artista. Mas o artista leva o domínio desses dois tipos de estéticas artísticas para suas obras posteriores como é possível observar numa de suas obras de natureza morta chamada de Prato de Morangos.

Prato de Morangos, Pierre Bonnard. (wikipedia)

Prato de Morangos é uma pintura que o artista atingiu uma estética própria, com o domínio de diversos movimentos artísticos se torna possível fazer isso. Bonnard podia fazer isso pois além da pintura trabalhava com outros tipos de arte como desenhista e ilustrador. Apesar de ter vivido durante as grandes guerras, o artista procurou não se envolver.

Uma das últimas pinturas de Pierre Bonnard se chama Nu na banheira e um cachorrinho.

Nu na banheira e um cachorrinho, Pierre Bonnard.

Nu na banheira e um cachorrinho é uma das primeiras pinturas das vanguardas artísticas europeias que mostram a figura de um pet cachorro.

Pierre Bonnard morreu no ano de 1947.

Imagens e Referências

https://fr.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bonnard

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Pierre Bonnard, o artista fundador do Les Nabis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.