Jasper Francis Cropsey, um artista paisagista da escola do Rio Hudson

Jasper Francis Cropsey nasceu no ano de 1823 em Staten Island no estado de Nova York nos Estados Unidos. O artista fez parte da Escola do Rio Hudson, que foi um grupo de paisagista muito influenciado pela estética do movimento Romântico. Essa corrente artística conhecida pelo nome de Romantismo surgiu na Alemanha e se espalhou pela Europa, principalmente pela França e Inglaterra. O Romantismo tinha como ponto de convergência o apela às emoções.

O artista estudou técnicas artísticas na Academia Nacional de Design no estúdio de Edward Maury. Assim como todos os pintores da Escola do Rio Hudson, Jasper Francis Cropsey visitou a famosa White Mountains para retratar esse lugar em suas pinturas de paisagens. O artista também viajou para Greenwood Lake para observar as paisagens e pintar os cenários desse local. Uma das pinturas de Cropsey feitas nesse lugar se chama Greenwood Lake.

Greenwood Lake, Jasper Francis Cropsey.

Greenwood Lake é uma pintura do movimento artístico romântico, na imagem acima vemos que o artista utilizou uma paleta de cores realista mas como se ele tivesse escolhido retratar um cenário com cores mais saturadas do que o normal, o vermelho é mais forte, assim como o verde e o amarelo. Cropsey retratou uma paisagem do por do sol, existe dois homens e um cachorro na estrada mostrada no cenário.

Cropsey viajou para a Europa onde visitou países como a Inglaterra, Suíça, Itália e França, lugares em que a arte estava se desenvolvendo de forma acelerada influenciando boa parte do mundo com novas vertentes artísticas como o impressionismo.

Mesmo assim, suas pinturas foram para o estilo artístico da Escola do Rio Hudson, em que artistas americanos viajavam para locais paradisíacos do próprio país procurando mostrar as paisagens com a maior emoção possível. Uma das pinturas de Cropsey que mostram toda essa emoção se chama Catskill Mountain House.

Catskill Mountain House, Jasper Francis Cropsey.

Catskill Mountain House é uma pintura com característica românticas como os contrastes marcantes que o artista fez utilizando luz e sombra, a árvore no lado direito que aparece toda contorcida, as nuvens que saem do morro no fundo da paisagem. Cropsey escolheu o pôr do sol para dar esse tom dramático à pintura. Sua paleta de cores é natural, dessa vez não existe cores tão saturadas como eu sua pintura anterior que eu mostrei acima.

Uma outra pintura com esse tipo de efeito criado pela luz do sol no por de sol ou no sol nascente está na obra de nome Lago Ontario.

Lago Ontario, Jasper Francis Cropsey.

Lago Ontario também é uma pintura que utiliza a iluminação para passar a impressão de uma paisagem dramática, uma característica típica do romantismo. Esse tipo de movimento romântico difere do romantismo de Eugene Delacroix, pois este artista pintava pessoas e eventos históricos para criar a sensação de emoção. A Escola do Rio Hudson teve como inspiração o Romantismo que surgiu na Alemanha. A pintura de Cropsey possui o amarelado típico do sol se pondo, vemos uma paisagem com árvores de diversos tamanhos, existe uma pequena cascata ao fundo, e claro, o Lago Ontario. Jasper Francis Cropsey criou uma pintura típica do estilo artístico da Escola do Rio Hudson.

O artista também fez pinturas que podem ser consideradas alegóricas como a obra O Espírito da Guerra.

O Espírito da Guerra, Jasper Francis Cropsey.

O Espírito da Guerra é uma pintura que faz referência a uma cena da Idade Média, existe soldados circulando pelo castelo medieval, como se estivessem fazendo uma ronda. Os tema medievais eram um dos preferidos pelos artistas do Romantismo que veio da Alemanha, Jasper Francis Crospey não foi uma exceção. O castelo medieval aparece ao fundo com uma grande nuvem de tempestade à direita, talvez significando que tempos sombrios estavam a caminho, os soldados não estão em posição de preocupação com algum tipo de conflito. Cropsey uniu as paisagens dramáticas com o cenário medieval.

Cropsey pintou uma obra que pode ser considerada um pouco romântica no sentido mais popular mesmo, ela se chama The Narrows de Staten Island.

The Narrows de Staten Island, Jasper Francis Cropsey.

The Narrows de Staten Island é uma pintura de paisagem bonita, possui um arco-íris, mostra um cenário com água, aquelas nuvens brancas ao fundo, o verde das árvores e arbustos, até mesmo uma pedra, uma pintura típica de paisagem num sentido mais geral. Mas como essa pintura também tem características do romantismo como ser um lugar dos Estados Unidos pintada por um artista americano que faz parte do grupo que viajava pelo país com o objetivo de retratar a paisagem americana, essa pintura é romântica no sentido de movimento artístico.

Jasper Francis Cropsey morreu no ano de 1900.

Imagens e Referências:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jasper_Francis_Cropsey

https://en.wikipedia.org/wiki/Jasper_Francis_Cropsey

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Jasper Francis Cropsey, um artista paisagista da escola do Rio Hudson

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.