Alegre companhia, um gênero artístico holandês do século XVII

A Idade de Ouro da Pintura Holandesa vê florescer diversos tipos de pinturas, desde as naturezas mortas, as pinturas marítimas como a famosa obra roubada de Rembrandt chamada de Cristo na Tempestade do Mar da Galileia desaparecida desde os anos de 1990, assim como as pinturas de Johannes Vermeer, o artista que pintou a Menina do Brinco de Pérola, e Peter Paul Rubens e suas obras mais polêmicas. Além dessas obras confeccionadas por artistas holandeses que se tornaram famosos, mais de trinta por cento das pinturas dessa época do movimento artístico do barroco flamengo são sobre pessoas bebendo. Essas pinturas foram agrupadas em uma categoria que ficou conhecida como Alegre Companhia.

Se a gente pensar nas obras de artistas como Rembrandt que mostra pessoas em trajes bem rígidos, escuros, com golas altas, monocromáticos, com uma atitude austera, é difícil imaginar que ao mesmo tempo havia um outro lado mais alegre, cheio de música e com pessoas bebendo.

Normalmente é isto que acontece quando temos uma sociedade aparentemente muito rígida, em locais mais privados as festas são mais animadas, tipo uma compensação, é algo psicológico, da natureza humana. Quando eu estava fazendo uma pesquisa sobre iluminuras medievais havia muita violência nessas imagens que estava misturada com temas religiosos; havia cabeças separadas do corpo, pessoas desmembradas, em caldeirões, em estacas, no fogo. No Barroco holandês o escape fica por conta das festas que não são obscenas.

Essas festas são classificadas em buitenpartij (piquenique) cortegaarddje (festa de quartel) e borddeeltjen (festa em bordel).

Uma pintura que representa bem esse gênero de pintura chamado de Alegre Compania está na imagem abaixo:

Alegre companhia, Gerard van Honthorst.

Na pintura acima vemos quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, uma das figuras masculinas parece estar segurando uma garrafa e na sua frente, á esquerda, vemos um copo de vidro cheio de bebida. No canto superior direito aparece uma senhora com um bebê no colo e ao lado dela está outra mulher com um instrumento musical que parece ser um alaúde, e ao lado dela, seguindo pela direita, está outra mulher. À frente das três mulheres aparece o homem que está comemorando algo.

Van Honthorst, além de ser um grande representante do Alegre Companhia, também é um grande pintor do movimento artístico do barroco flamengo. Nessa pintura podemos ver o grande contraste entre o claro e escuro, temos a chamada uma fonte de iluminação, a figura de um bebê no meio dessa festa pode ser considerada como uma crítica moral a toda essa comemoração.

Além dessas comemorações a noite, regadas a bebida, existe as chamadas cena galante, esse tipo de pintura será mais comum no Rococó, mas no Barroco flamengo algo desse tipo começa a surgir quando os pintores passam a registrar os momentos em que as classes altas se reúnem para cortejar uns aos outros. Um exemplo desse tipo de pintura está na imagem abaixo chamada de Cena Galante, pintada por Jacob Duck.

Cena Galante, Jacob Duck.

Apesar da pintura acima ser diferente da cena galante do Rococó, ainda assim temos um cenário menos festivo do que a obra anterior de Gerard van Honthorst, mesmo que na parte direita dessa pintura exista um homem com as roupas aparentemente sendo removidas.

Os musicais também são pinturas classificadas como sendo Alegre Companhia. Podemos ver esse tipo de obra em Musical no interior do artista Jacob Ochtervelt.

Musical no interior, Jacob Ochtervelt.

A pintura acima é sobre um musical, mas até mesmo uma situação inocente poderia ser usado como decoração em tavernas e até mesmo bordéis. Na Idade de Ouro da pintura holandesa, as obras encomendadas como as naturezas mortas, por exemplo, eram utilizadas em cervejarias, como a economia da região estava se desenvolvendo rapidamente, as próprias pessoas locais eram quem faziam pedidos de pinturas, diferente da Itália que a responsável pela maioria das encomendas era a Igreja.

Uma outra pintura emblemática da Alegre Companhia se chama Merrymakers em uma pousada de Simon de Vos.

Merrymakers em uma pousada, Simon de Vos.

Merrymakers em uma pousada é uma pintura que mostra a época de Carnaval, e as mulheres retratadas mostram prostitutas porque as mulheres “direitas” não participavam de festas em locais públicos. É interessante notar que essa é uma descrição do museu porque ele adota outra concepção do que seria uma pessoa sorridente.

Nessa pintura de Simon de Vos, as mulheres no canto direito que parecem estar sobre efeito de drogas, elas estão com um olhar vidrado. A mulher que está com o alaúde está normal, e a outra com vestido azul também, a que está no canto esquerdo parece que está com uma barriga da grávida. É uma cena um pouco estranha, mas o quadro não possui resolução suficiente para analisar mais de perto esses detalhes, principalmente quanto à questão dos entorpecentes, além disso precisaria de uma pesquisa sobre qual era utilizado na época e como era feito, menino que está lá atrás no escuro teria algum papel nisso tudo?

Ah sim, não podemos esquecer que existe um doguinho na frente de todos que aparecem nessa pintura.

Uma das pinturas de Peter Paul Rubens também é classificada como sendo da Alegre Companhia, o nome dessa obra é Jardim do Amor:

Jardim do Amor, Peter Paul Rubens.

Jardim do Amor é uma pintura sobre uma festa que acontece no jardim, sendo considerada como um amor cortês ao ar livre, essa obra também está muito próxima ao amor cortês que surgiria no Rococó.

A Idade de Ouro Holandesa foi muito importante para a história da arte mundial trazendo para o mundo grandes artistas e diversos gêneros artísticos.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Merry_company

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.