Frank Weston Benson e o Impressionismo

Frank Weston Benson nasceu em 1862, na cidade de Salem, Massachusetts, nos Estados Unidos. O artistas faz parte do movimento artístico do impressionismo americano. Benson ficou conhecido por suas telas de retratos impressionistas além de alguns murais que fez para a Biblioteca do Congresso. Benson também era parte de uma associação de artistas conhecida pelo nome de Ten Americans painters.

O artista faz parte de uma das famílias consideradas fundadoras da cidade de Salem. Durante sua infância e adolescência, Benson gostava de caçar mas seus talentos artísticos levaram ele até a Escola do Museu de Belas Artes de Boston, onde aprendeu técnicas artísticas. Quando se tornou maior de idade ganhou dos pais uma quantia de dinheiro para estudar arte na Europa, então Frank Benson partiu para Paris e se matriculou na famosa Academia Julian. Foi nesse ambiente que Benson tem contato com as pinturas de artistas como Johannes Vermeer.

Muitos críticos de arte fazem comparações das obras de arte de Benson com algumas pinturas famosas como o Retrato de Emily Vanderbilt Binney.

Retrato de Emily Vanderbilt Binney, Frank W. Benson.

O Retrato de Emily Vanderbilt Binney apresenta uma certa delicadeza, a mulher está com uma flor na mão, usando um vestido com mangas bufantes, e a sua pesa está de perfil, e está contrastando com um fundo escuro, lembrando um pouco a pintura Menina com Brinco de Pérola de Johannes Vermeer.

Menina com brinco de pérola, Johannes Vermeer.

Na pintura de Johannes Vermeer também vemos representada a imagem de uma moça usando o famoso brinco, com um olhar distante, a composição em si mostra uma certa delicadeza. Vermeer é um artista de referência para muitos pintores, mas em algumas obras de Frank W. Benson isso é mais perceptível.

Um outro artista que teve muita influência na arte de Frank W. Benson foi Claude Monet, na pintura abaixo chamada de Verão, é possível perceber isso.

Verão, Frank W. Benson.

Em Verão Benson faz aquele tipo de pintura típica do estilo de Claude Monet, uma mulher, geralmente de branco, ou usando uma outra cor clara, ao ar livre, geralmente num clima ensolarado, ao vento, enquanto o artista faz o enquadramento de baixo para cima, como na pintura de Monet Mulher com sombrinha, que está na imagem a seguir:

Mulher com sombrinha, Claude Monet.

Mulher com sombrinha é a pintura da esposa de Monet ao sol, o artista fez outras pinturas sobre o mesmo tema mas em posições diferente e em outros horários do dia. Essa é a essência do movimento impressionista, captar as impressões e registrar tudo, de preferência com pinceladas rápidas, a preferência pela pintura ao ar livre também é uma característica da pintura impressionista, por isso, tanto Benson quanto Claude Monet faziam essas pinturas ao ar livre.

Uma das pinturas impressionistas mais famosas de Frank W. Benson se chama Eleanor com uma concha.

Eleanor com uma concha, Frank W. Benson.

Eleanor com uma concha é uma das pinturas de Benson que o artista consegue captar a essência da pintura impressionista, o pintor retrata a menina com pinceladas rápidas, além da grande iluminação sobre ela, ao fundo vemos que a garota está num jardim. Essa é uma das pinturas mais brilhantes de Frank W. Benson, o artista finalmente mostra um estilo impressionista próprio.

Uma outra pintura no jardim, com uma mulher segurando uma sombrinha, como a mulher de Claude Monet está na imagem abaixo:

Mulher lendo com sombrinha, Frank W. Benson.

Mulher lendo com sombrinha faz parte das pinturas impressionistas ao ar livre de Frank W. Benson, por um tempo o artista fez essas belas obras que lembram as pinturas de Claude Monet.

Além das pinturas impressionistas, as obras que mais faziam sucesso para Benson eram suas gravuras e desenhos sobre pássaros. Seu passatempo de infância lhe rendeu um desejo de retratar as aves, algo que ele fez posteriormente, uma dessas gravuras está na imagem abaixo, e é sobre Gansos.

Gansons Pousando, Frank W. Benson.

Suas gravuras se tornaram muito populares e procuradas, teve um momento que o artista não conseguiu lidar com tamanha demanda. O artista pintava paisagens além de fazer essas gravuras populares.

Benson também pintou murais, um dos seus trabalhos mais famosos são os murais que o artista fez para a Biblioteca do Congresso nos Estados Unidos, uma dessas figuras está na imagem a seguir e retrata Aglaia.

Aglaia, Frank W. Benson.

Por ser um artista que trabalhou com diversos tipos de arte, como Mary Cassatt, uma artista que também era americana, Benson é considerado um dos grandes artistas da história da arte dos Estados Unidos. Cassatt e Benson são artistas impressionistas americanos, mas são bem diferentes, enquanto Cassatt dominava o pastel, Benson usava a aquarela, Cassatt, por exemplo. As pinturas de Benson já alcançaram valores milionários em leilões.

Frank W. Benson morreu no ano de 1951.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Frank Weston Benson e o Impressionismo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.