4 Pintores da Era de Ouro Holandesa, tema: natureza morta

O período da Era de Ouro Holandesa, foi um período artístico que coincidiu com a época após a independência da Holanda e o início da República Holandesa, no século VII, apesar do barroco ser o movimento artístico predominante na Europa. Por algumas questões políticas e religiosas, muito da arte na Holanda possui características realistas, e gêneros como retratos e natureza morta são os que fazem mais sucesso entre os artistas, por isso vou listar abaixo alguns desses artistas especialistas em natureza morte e suas principais obras.

1. Floris van Dyck

Nascido no ano de 1575, o pintor fez parte da Guilda de São Lucas de Harleem. Sua família e amigos eram ligados ao ramo da cervejaria, o artista inaugurou o estilo que ficou conhecido como do banketje, que era a pintura de enormes banquetes de café da manhã, como podemos ver em sua pintura que está na imagem abaixo:

Café da manhã holandês por Floris van Dyck.

O café da manhã holandês inclui nozes, queijo, frutas e pão, servidos num guardanapo branco. A estética do artista é realista, o fundo preto lembra um pouco o movimento artístico do barroco que na época era bem popular por toda a Europa.

Floris van Dyck foi um artista que influenciou muitos outros em relação ao gênero de pintura de natureza morta, principalmente ao estilo que ficou conhecido como banketje.

2. Pieter Claesz

Pieter Claesz nasceu no ano de 1597 em Berchem, na Bélgica. O artista foi um dos pintores da Era de ouro holandesa que foi influenciado por Floris Van Dyck. Porém, diferente de van Dyck que era especiaista em pintar baquetes de café da manhã, também chamados de banketje, Pieter Claesz pintava o jantar, que era conhecido pela palavra ontbijt, e o artista também incluía outros objetos em suas pinturas como podemos ver em sua obra que está na imagem a seguir chamada de Natureza morta com instrumentos musicais:

Natureza morta com instrumentos musicais

Natureza morta com instrumentos musicais é uma típica pintura da era de ouro holandesa, assim como Floris van Dyck, existe o uso do fundo escuro, porém nessa obra o artista coloca objetos diferentes na mesa de jantar como a viola e uma tartaruga.

Além de Peter Claesz pintar cenas de natureza morta influenciado por Floris van Dyck, outro artista da era de ouro holandesa também foi influenciado pelo mesmo artista, esse pintor foi Willem Claesz. Heda.

3. Willem Claesz. Heda

Willem Claesz. Heda nasceu no ano de 1593 na cidade de Harleem. O artista ficou reconhecido por inovar na pintura de natureza morte sobre cafés da manhã.

Torta De Groselha Negra, Willem Claesz. Heda.

Torta De Groselha Negra é uma pintura que difere das outras pintadas por outros artistas da época do período da era de ouro holandesa por apresentar um fundo mais claro do que os outros, a toalha se encontra mais amassada, um dos recipientes se encontra caído, e a laranja está com uma parte descascada e essa casca está caindo da mesa, a torta se encontra cortada. Ou seja, foi uma mesa que as pessoas já consumiram as coisas, diferente das outras pinturas de outros artistas em que as coisas ainda estão intactas.

Outro artista que inovou muito na arte de retratar natureza morta foi Floris van Schooten.

4. Floris van Schooten

Floris van Schooten nasceu em 1585 nasceu em Amsterdã, mas logo em sua infância, sua família se mudou para Harleem, a cidade da Guilda de artistas na Holanda. Logo seu talento foi notado e Floris von Schooten conseguiu ser aceito como membro na Guilda de São Lucas de Harleem. Uma de suas pinturas é sobre Natureza morta com arenque, ostras e utensílios para fumar.

Natureza morta com arenque, ostras e utensílios para fumar, Floris van Schooten.

Natureza morta com arenque, ostras e utensílios para fumar é uma pintura que apresenta fundo claro como as de Willem Heda, os objetos sob a mesa são brilhantes, o peixe é bem dourado, o pão possui uma cor forte, as ostras possuem um bom formato, até mesmo os objetos para fumar parecem bons, o artista conseguiu pintar uma bela imagem.

Outra pintura que mostra uma boa evolução artística é Cena da Cozinha.

Cena da Cozinha, Floris van Schooten.

Cena da Cozinha é uma pintura de gênero mistura como pintura de natureza morta, de um lado temos uma mãe e seu filho, num cenário intimista, e de outro temos uma mesa cheia de coisas como peixes, frutas, panelas, pratos, xícaras, frutas, e outros utensílios de cozinhas. Floris van Schooten mostra uma grande inovação ao mostrar dois gêneros em harmonia numa mesma pintura, gêneros estes que deveriam colidir entre si.

A Era de Ouro Holandesa teve diversos artistas talentosos como Rembrandt e Johannes Vermer, por isso trouxe essa pequena lista de artistas que acabaram ficando na sombra desses dois grandes artistas.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.