Henri de Toulouse-Lautrec

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monf nasceu no ano de 1864 em Albi no sul da França. O artista faz parte do movimento artístico do pós-impressionismo junto com outros artistas como Paul Gauguin e Émile Bernard. Apesar de Henri Toulouse-Lautrec ser um pouco menos conhecido do que outros artistas pós-impressionistas, suas pinturas já foram vendidas por quantias milionárias.

Toulouse-Lautrec nasceu numa família muito antiga de nobres franceses, sendo descendente dos condes de Lautrec e Toulousse. Como acontece na nobreza, o casamento entre primos, depois de algumas gerações resulta em algum tipo de condição genética, Henri tinha uma doença genética chamada de Picnodisostose que provoca nanismo e ossos mais suscetíveis à fraturas.

O artista começou o seu aprendizado no estúdio de Fernand Cormon, onde conheceu os artistas pós-impressionistas como Émile Bernard e Vincent Van Gogh. Henri de Toulouse-Lautrec chegou a pintar um retrato de Vincent Van Gogh:

Retrato de Vincent Van Gogh, Henri de Toulouse-Lautrec.

Henri de Toulouse-Lautrec conheceu Suzanne Valadon, uma modelo de pintura que se tornou uma artista respeitada, Henri deu aulas de pintura para Valadon.

Como todos os artistas do século XIX, Henri de Toulouse-Lautrec também fez pinturas com tema banho, como a obra dele que está abaixo e se chama La Toilette:

La Toilette, Toulouse-Lautrec.

Na pintura acima, Henri Toulouse-Lautrec, fez uma obra ainda com traços impressionistas e se aproximando do estilo de pintura de Vincent Van Gogh.

Por ser de uma família rica e ter uma grande fortuna, Toulouse-Lautrec se dedicou a pintar os temas que mais gostava, já que, diferente de outros artistas, Henri Toulouse-Lautrec não precisava de encomendas de pinturas para sobreviver. Porém, mesmo assim, o artista aceitava encomendas. Um de seus trabalhos foi um cartaz para o cabaré do Moulin Rouge, que fica em Paris:

La Goule, Henri de Toulouse-Lautrec.

O artista fez uma série de pinturas sobre o cabaré Moulin Rouge, como está retratado em sua pintura chamada Dança, Moulin Rouge:

Dança, Moulin Rouge, Henri de Toulouse-Lautrec.

A pintura acima possui uma mistura de técnicas pós-impressionistas, pelos contornos definidos, e impressionistas pelo uso de cores e estilo das pinceladas. As obras de Henri Toulouse-Lautrec lembram muito o estilo de pintura de Vincent Van Gogh.

Outra pintura sobre o tema Moulin Rouge é a obra abaixo, chamada de La Goulue chegando no Moulin Rouge:

La Goulue chengando no Moulin Rouge, Henri Toulouse-Lautrec.

Na tela acima o artista retrata a atração principal do Moulin Rouge, a dançarina La Goulue, o pseudônimo de Louise Weber. Nessa pintura o artista apresenta características do pós-impressionismo como podemos ver na escolha de sua paleta de cores e nos contrastes feitos por Henri Toulouse-Lautrec.

Henri Toulouse-Lautrec é o responsável pela pintura da tela chamada de La Blanchisseuse, uma obra leiloada por 22 milhões de dólares no ano de 2005. 

La Blanchisseuse, Henri de Toulouse-Lautrec.

Essa obra que foi leiloada mostra uma outra influência que o artista teve, Edgar Degas. La Blanchisseuse é uma pintura que apresenta uma mistura de Edgar Degas com Vincent Van Gogh, além das pinceladas soltas e características de Henri de Toulouse-Lautrec. A modelo que Lautrec pintou se chama Carmen Gaudin e o artista usou ela como modelo em outras pinturas. O tema de uma mulher trabalhando também é algo característico de Henri Toulouse-Lautrec, que se interessava em confeccionar obras com o tema de trabalhadores de classe mais baixa.

O artista era um grande frequentador do Moulin Rouge, além de alguns cafés parisienses. Henri de Toulouse-Lautrec possuía vício em álcool. Lautrec gostava de pintar retratos de mulheres, uma de suas pinturas desse estilo se chama Gabrielle:

Gabrielle, Henri de Toulouse-Lautrec.

Esse retrato tem como influência Édouard Manet e Vincent Van Gogh, Lautrec teve muitas de suas pinturas comparadas com esses artistas de vanguarda pois ele aprendeu a pintar junto com esses artistas, porém, diferente de alguns artistas do século XIX, Henri de Toulouse-Lautrec tem um estilo artístico mais bem definido e fixo, pelo qual pintou suas obras de arte.

Sua vida boêmia também teve influência em suas pinturas, como podemos ver no quadro abaixo, em que o artista pintou um homem numa mesa bebendo:

Homem bebendo, Henri de Toulouse-Lautrec.

A pintura acima tem características do movimento pós-impressionista com o seu uso de cores além dos traços pretos bem definidos e um pouco das técnicas de pinceladas mais rápidas e soltas. Esse quadro pintado por Lautrec mostra os ambientes que o artista frequentava, por causa de seu alcoolismo.

O artista começou a ficar com a saúde debilitada por causa do alcoolismo e a sífilis. No ano de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec, morre devido à complicações causadas pela sífilis.

Compre meu livro na Amazon:

2 comentários em “Henri de Toulouse-Lautrec

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.