Masolino da Panicale, o outro artista que pintou com Masaccio

Tommaso di Cristoforo Fini conhecido, mais conhecido como Masolino da Panicale, nasceu no ano de 1383 em Panicale (Peruggia). Masolino da Panicale é um artista do começo do Renascentismo junto com Masaccio. Suas obras também viraram referência para o proto Renascimento que começava a surgir a partir dos anos 1400 d.C, graças ao grande desenvolvimento comercial e relativa “paz” no sentido de não estarem engajados em guerras como a França e a Inglaterra que estavam no fim da Guerra dos Cem Anos.

Masolino da Panicale foi aprendiz do famoso Lorenzo Ghiberti, um escultor de metais, responsável por diversos entalhes feitos em ouro na Itália, como o Portão do Paraíso.

Portão do Paraíso, Lorenzo Ghiberti, Imagem: Wikipedia taken by Ricardo André Frantz.

Não existem muitos registros da vida de Masolino da Panicale, já que em parte dependemos do livro Le Vite, escrito por Giorgio Vasari. Um desses poucos registros que existem é o nome dele colocado nos registros da guilda Arte dei Medici e Speziali. Um dos problemas que existe em relação a história de Masolino da Panicale é essa região colocada em seu pseudônimo, Panicale, uma região que não existe hoje em dia, os historiadores localizaram Panicale na região da Peruggia, e acham que era um castelo.

O estilo renascentista que o artista adquiriu ao longo da carreira provavelmente veio de seu contato com o artista Masaccio. No começo, Masolino da Panicale pintava obras do gótico tardio, como Virgem da Humildade:

Virgem da Humildade, Masolino da Panicale.

Essa pintura tem características góticas como o uso do ouro de fundo, a imagem da Virgem Maria tem traços do gótico tardio como seus traços faciais idealizados, a falta de proporções corporal, a figura do menino Jesus também aparece idealizado. Essa obra também pode ter sido feita por outro artista, Giuliano Pesello.

Alguns consideram que Masolino da Panicale foi um dos primeiros artistas a utilizarem tinta à óleo, antes mesmo de Jan Van Eyck, a quem Giorgio Vasari atribuiu a invenção da tinta à óleo.

O artista ficou em Empoli por um tempo, onde pintou uma série de afrescos como Madonna e dois anjos:

Madonna e dois anjos, Masolino da Panicale.

Esse afresco ainda faz parte da época gótica do artista, pois foi confeccionada em 1424 antes de Masolino conhecer o precursor do Renascimento, Masaccio. Podemos ver a imagem idealizada nos rostos, a utilização do fundo de ouro, o uso da cor salmão, que era muito comum nessa época. As figuras divinas mais sagradas são pintadas maiores do que os anjos. A falta de perspectiva, característica da pintura gótica internacional.

Uma das obras consideradas como de autoria dupla, com Masaccio é a Madonna com criança.

Madonna com criança, Masolino e Masaccio.

Nessa pintura conjunta podemos ver características góticas e também um proto renascimento. Existe alguma perspectiva na figura da Virgem Maria e o menino Jesus, além da mulher atrás de Maria parecer estar nesse lugar, e não no mesmo plano de Maria. Podemos ver o uso do fundo de ouro, os anjos também são muito menores que os personagens divinos. Também existe o uso da cor salmão. A perspectiva que aparece nessa pintura é atribuída à Masaccio.

Masolino da Panicale foi contratado para pintar o interior da Capela Brancacci que fica na Igreja de Santa Maria del Carmine em Florença. Masaccio também foi contratado, e os dois trabalharam simultaneamente, uma dessas pinturas que é atribuída à Masolino é Adão e Eva:

Adão e Eva, Masolino da Panicale.

Nessa pintura podemos ver a influência de Masaccio, pois Masolino começa a utilizar perspectiva nessa figura, deixando um pouco para trás o gótico internacional (ou tardio), existe a tentativa de fazer personagens mais realistas do que idealizados, o uso dos contrastes para dar volume e profundidade à essa pintura.

Essa figura está ligada a um famoso afresco de Masaccio que também se encontra no interior da Capela Branacci, O tributo do dinheiro:

O tributo do dinheiro, Masaccio.

Nesse trabalho em conjunto com Masaccio os dois tiveram que entrar em acordo em diversas partes do afresco, para fazer uma pintura fluída. Por isso Masolino deve ter aprendido diversas técnicas artísticas com Masaccio, para que nenhuma parte do afresco destoasse das demais.

Masolino da Panicale empreendeu uma viagem à Hungria, onde fez uma pintura, uma paisagem da Hungria:

Nessa pintura podemos ver que o aprendizado com Masaccio, apesar do artista utilizar cores salmão, sua paisagem apresenta um pouco de profundidade, detalhes e uma perspectiva geométrica. Essa é uma das poucas obras conhecidas de Masolino da Panicale na Hungria, pois não existem registros sobre o que Masolino fez durante essa viagem.

O artista também passou um tempo em Roma onde foi contratado para pintar afrescos da Capela de Santa Catarina de Alexandria da Basílica de São Clemente de Latrão. Uma parte desse afresco, é a Crucificação de Jesus Cristo:

Crucificação de Jesus Cristo, Masolino da Panicale.

Nessa pintura podemos ver o início do estilo renascentista, o artista usou cores um pouco mais realistas, suas figuras são muito menos idealizadas do que as do início de sua carreira, que fazia parte do gótico internacional (ou tardio).

Masolino da Panicale também passou um tempo em Castiglione Olona onde pintou diversos afrescos, um deles é o Batistério:

Batistério, Masolino da Panicale.

Masolino morreu no ano de 1447 na Florença. Masaccio levou toda a fama dessa época, e Masolino ficou conhecido com o outro artista que pintou com Masaccio.

Compre meu livro na Amazon:

2 comentários em “Masolino da Panicale, o outro artista que pintou com Masaccio

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.