Parmigianino e o Maneirismo

Girolamo Francesco Maria Mazzola, mais conhecido como Parmigianino, nasceu no ano de 1503, na cidade de Parma na Itália, seu apelido vem de sua cidade de nascimento, Parma. O artista se encaixa no movimento artístico da Renascença e o começo do Maneirismo. Parmigianino é um dos grandes artistas renascentistas que Giorgio Vasari escreveu no seu livro Le Vite. Parmigianino é considerado um dos artistas mais importantes da corrente artística do Maneirismo.

O pai de Parmigianino era o artista Filippo Mazzola, provavelmente Girolamo aprendeu técnicas artísticas com seu pai. O artista Il Correggio teve uma grande influência nas obras de Parmigianino, como na pintura de Correggio chamada de Madonna de latte:

Madonna de latte, Correggio.

Parmigianino ainda era adolescente quando começou a aceitar encomendas, uma de suas mais famosas do início de sua carreira é o Retábulo Bardi:

Retábulo de Bardi, Parmigianino.

Analisando essa pintura podemos perceber o alongamento dos corpos dos personagens, uma característica do maneirismo, a paleta de cores ainda é renascentista, com coloridos mas não tão chocantes. Essa obra foi confeccionada para a igreja de Santa Maria em Bardi, Emilia-Romagna. É um painel feito em têmpera.

Assim como na obra de Correggio, Parmagianino dá movimento à cena com os personagens contorcidos e alongados, principalmente ao retratar a Virgem Maria e o Menino Jesus.

O artista Michelangelo Anselmi também influenciou muito nas obras de Parmigianino, podemos ver a utlização de uma paleta de cores renascentista em sua obra Jesus e a Samaritana:

Jesus e a Samaritana, Michelangelo Anselmi.

Nessa obra podemos perceber uma transição para o maneirismo, com o uso de sombras e uma iluminação que não é mais difusa, uma característica que tanto Anselmi quano Parmigianino imprimem em suas pinturas. Além da utilização de uma maior gama de tons para dar volume e profundidade as obras.

Uma das pinturas puramente maneiristas de Parmigianino é a obra Visão de São Jerônimo, que se encontra na Galeria Nacional de Londres:

Visão de São Jerônimo, Parmagianino.

Nessa pintura existem características maneiristas como a utilização de fundo escuro, os personagens estão numa posição que indica movimento, a luz não é mais difusão ela começa a ser pontual, provocando sombras definidas, até mesmo a figura do menino Jesus aparece numa pose que indica movimento, além de sua característica alongada.

Uma obra pintada por Parmigianino enquanto o artista era apenas um adolescente de dezesseis anos é o Batismo de Cristo:

Batismo de Cristo, Parmagianino.

Batismo de Cristo é uma pintura que pode ser utilizada como uma representação do movimento artístico do maneirismo, por causa de sua característica de tons escuros, o fundo preto, os personagens estão numa pose que mostra movimento. O uso de uma luz mais pontual começa a surgir, ao contrário do Renascimento onde a luz era difusa vindo de todas as direções. Vemos o realismo do corpo à direita, mostrando o músculos, a figura da esquerda, de Jesus, é uma figura mais magra e esguia.

O artista também pintava recebia encomenda de retratos, uma de suas pinturas de retratos com um estilo mais maduro é o retrato da família Gonzaga, com três filhos:

família Gonzaga, com três filhos, Parmigianino.

Nesse retrato podemos ver o início do barroco, mas ainda é uma pintura maneirista porque na arte barroca os contrastes de sombras seriam mais dramáticos. Vemos o uso do fundo preto, o realismo nas roupas e nos personagens, as crianças se mostram inquietas, como as crianças são geralmente, inclusive no jeito de pegar na roupa da mulher, que provavelmente é a mãe das crianças.

Uma das obra mais conhecidas de Parmigianino é a Madonna com o pescoço comprido:

Madonna com pescoço comprido, Parmigianino.

Nessa pintura vemos os corpos dos personagens extremamente alongados, tanto que o nome pelo qual a obra é conhecida, Madonna com pescoço comprido, reforça a característica dessa pintura. Como toda pintura maneirista, especialmente de Parmigianino, é esse traço de movimento que as figuras demonstram com os corpos contorcidos.

O artista se mudou para Roma no ano de 1524 para buscar trabalhos como artista, nessa cidade ele consegue algumas encomendas como A circuncisão de Jesus Cristo.

A circuncisão de Jesus Cristo, Parmigianino

Essa pintura feita em Roma mostra um certo dramatismo, a figura do bebê de Jesus Cristo é quem ilumina o cenário, sendo possível perceber pela direção das sombras dos outros personagens. O excesso de personagens também é uma característica do movimento artístico do maneirismo.

Parmigianino teve que fugir de Roma por causa de um grande saque que aconteceu na cidade nesta época, graças a esse acontecimento muitas obras feitas pelos renascentistas foram perdidas. Algumas pinturas de Parmigianino também se perderam com o tempo.

Como as pinturas de Parmagianino foram pintadas há quase quinhentos anos, suas obras estavam escurecidas e perderam a cor com o tempo, por isso algumas foram restauradas como a Conversão de São Paulo:

Conversão de São Paulo, Parmigianino.

A pintura foi restaurada para as cores originais:

Conversão de São Paulo, Parmigianino.

Muitas obras do pintor maneirista são difíceis de ser atribuída a autoria, por isso existem relativamente poucas pinturas reconhecidas, apesar de Parmigianino ter sido um pintor bastante ativo em vida.

Parmigianino morreu no ano de 1540 na cidade de Casalmaggiore, por envenamento de mercúrio, talves por causa das tintas que ele utilizava que eram a base de mercúrio.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.