Paolo Uccello e o proto Renascimento

Paolo di Dono di Paolo mais conhecido como Paolo Uccello, nasceu no ano de 1397, e foi um artista do movimento artístico do primeiro Renascimento. Uccello aperfeiçoou as técnicas de perspectiva além de ter estudado matemática para aplicar nas técnicas de pintura, principalmente na perspectiva geométrica. Paolo Uccello foi uma grande influência para pintores renascentistas no início dessa corrente artística. Ele conheceu outros artistas importantes como Donatello.

O artista faz parte do Quattrocento, um período conhecido como sendo o primeiro do Renascimento. Paolo Uccello, sua mãe era uma florentina bem nascida. Uccello participou do estúdio de Lorenzo Ghiberti, um artista do começou do renascimento. Lorenzo foi um grande escultor de metais, tendo como uma de suas obras primas um entalhe em ouro conhecido pelo nome de Portões do Paraíso:

Imagem: Wikipedia (Ricardo André Frantz)

Esses entalhes em ouro podem ser colocados no período artístico do gótico tardio. As obras de Lorenzo Ghilbert influenciaram nas pinturas e composições artísticas de Paolo Uccello. Uma das obras feitas por Uccelo que mostra seu estilo artísticos e suas influências é o Mosaico em Mármore que fica na Basílica de São Marcos Vencice:

Mosaico no piso da Basílica St. Marcos Vencice, Paolo Uccello.

Nesse mosaico podemos ver a utilização da matemática geométrica para criar a figura representada nesse piso, além do uso de tons dourados e terrosos típicos da arte gótica tardia, mas a figura não tem um grande excesso de decorações, por isso pode ser classificada entre o fim do gótico e o início do Renascimento.

Paolo Uccello também fez obras artísticas em conjunto com outro artista como Natividade, um vitral confeccionado junto com Filipo Lippi, que foi colocado na Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença.

Natividade, Uccello e Lippi.

Uccello fez o desenho desse mosaico, enquanto Filipo Lippi confeccionou o vitral. Ainda podemos ver a influência do gótico nesse vitral, mas a paleta de cores escolhida tende para o Renascimento, o tema Natividade também é comum na arte Renascentista.

Uma das pinturas do artista que mostra o início do estilo artístico do Renascimento, é Anunciação:

Anunciação, Paolo Uccello.

Nessa pintura podemos ver uma mistura de estilos, existe a parte que pode ser considerada gótica, como o uso do dourado e a decoração acima na pintura, cheio de anjos. Mas o uso da perspectiva geométrica é uma grande característica do Renascimento. Essa obra foi pintada em 1420, e teve a autoria atribuída à Paolo Uccello recentemente.

Uma outra obra de arte de Paolo Uccello que mostra a mistura de gótico com renascimento é Crucificação de Cristo e dois anjos.

Crucificação de Cristo e dois anjos, Uccello.

As duas pinturas acima foram pintadas no começo da carreira artística de Paolo Uccello, por isso é possível ver uma forte inclinação para o gótico tardio. Vemos o uso do ouro como fundo, a decoração feita nesse mesmo fundo, embora a figura de Cristo esteja começando a ficar mais realista do que idealizada, com perspectiva e detalhes no corpo, além do tecido que apresenta dobras e caimento.

Paolo Uccello começou a mostrar uma evolução em seu estilo artístico quando aceitou uma encomenda para fazer confeccionar três painéis chamado de A Batalha de San Romano:

A Batalha de San Romano, Paolo Uccelo.

Essa pintura é uma das três que o artista pintou, e ela foi feita no ano de 1450 e podemos ver que Paolo Uccello começou a se desconectar do estilo gótico tardio e passando a pintar no estilo dos artistas renascentistas. Apesar de ter algumas figuras aparentemente planas, Uccello incluiu diversos personagens que dão profundidade à obra, existem diversos soldados que foram colocados em perspectiva.

Uma parte de suas pinturas estão deterioradas pelo tempo. Mas uma que foi restaurada e que também mostra o uso de perspectiva pelo artista é São Jorge e o Dragão:

São Jorge e o Dragão, Paolo Uccello.

Nessa pintura podemos ver que o artista tenta aplicar realismo com a boca do dragão jorrando sangue porque foi ferida pela lança de São Jorge. O artista usa perspectiva geométrica, ele também tenta imprimir realismo no cavalo. O uso da paleta de cores tende mais para o início do Renascimento. Toda a composição da cena e personagens mostram que Paolo Uccello superou o gótico tardio.

Paolo Uccello viajou para a Veneza por causa de algumas encomendas para a pintura de fachadas, por causa disso, pouco de seu trabalho feito na cidade de Veneza chegou a atualidade.

O artista retornou à Florença, onde continuou pintando e confeccionando obras, um de seus afrescos famosos foi Monumento Funerário a Sir John Hawkwood:

Monumento Funerário a Sir John Hawkwood, Paolo Uccello.

Esse afresco é reconhecido por fazer parte do Quattrocento italiano e é considerada uma obra com uma espécie de proto perspectiva, feita por Paolo Uccello.

Paolo Uccello morreu no ano de 1475 na cidade da Florença.

Compre meu livro na Amazon:

2 comentários em “Paolo Uccello e o proto Renascimento

Deixe uma resposta para nedhamson Cancelar resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.