Edvard Munch, o artista expressionista

Edvard Munch nasceu no ano de 1863, na Noruega, e é um artista que faz parte do movimento artístico conhecido pelo nome de Expressionismo. Munch é famoso pelo quadro conhecido pelo nome de O Grito. O pintor é tido como o grande pioneiro do Expressionismo, por ele ter sido amigo do filósofo niilista Hans Jæger e por causa de um histórico familiar de doença mental, o artista passou a utilizar a arte para expressar seu estado emocional e psicológico, e então surge esta nova estética.

O artista é filho de um médico e passou sua infância tendo que enfrentar diversos problemas como a morte da sua mãe, que morreu com tuberculose. Munch disse que seu pai era uma pessoa muito nervosa, religiosa, e que provavelmente isso era uma condição de saúde mental, por isso o artista tinha medo de desenvolver alguma doença mental. Munch passava o tempo fazendo desenhos.

Edvard Munch se matriculou na Academia de Artes da Noruega onde aprendeu pintura naturalista, durante sua formação artística, Munch experimentou todos os estilos artísticos de vanguarda, como o impressionismo, mas achou que não era suficiente para se expressar artisticamente. Como todo artista do século XIX, Munch estudou os velhos mestres. Uma de suas primeiras pinturas foi The Sick Child, Munch se inspirou na morte da sua irmã para fazer essa obra.

The sick Child, Munch.

Este quadro faz parte de uma série de pinturas sobre este tema. Sua mãe morreu de tuberculose aos 33 anos de idade, assim como sua irmã que também adoeceu e acabou morrendo quando tinha 16 anos. Uma destas obras que fazem parte desta série se chama Luta pela vida.

Luta pela vida, Munch.

Suas primeiras obras possuem um pouco do estilo impressionista, o próprio Munch se refere a este período como “tempo de almofada”.

Sua pintura, The Sich Child, segundo o próprio artista deu um novo caminho a ele, pois segundo Munch foi uma pintura muito dolorida de se fazer, por causa da temática e também das duras críticas que recebeu por causa desta obra.

Quando Munch foi à Paris para ver as obra que estão expostas no Louvre, estava acontecendo a Exposição Universal de 1888. O artista também recebeu a péssima notícia de que seu pai havia morrido, é neste contexto que Munch pinta a tela chamada de Nuit, que mostra um clima muito triste e melancólico, por causa de seus tons azuis. O artista também gostou muito das obras de Paul Gauguin.

Nuit, Munch.

Ainda em Paris, Munch fez uma obra influenciada pelas teorias do sintetismo que pregavam a expressão das emoções do artista, o nome desta pintura é Melancolia. Edvard Munch fez diversas versões desta mesma obra mas a versão mais sintetista é a que está abaixo:

Melancolia, Edvard Munch.

O artista viajou para Berlim, onde foi bem recebido, expos suas artes, além de entrar para o círculo social de artistas do lugar. Lá ele discute sobre a filosofia de Nietzsche e conversa com outros escritores.

Em Berlim, o artista expos uma série de seis pinturas, isto iniciou um ciclo de obras que ele chamou de Friso da Vida – Um Poema sobre Vida, Amor e Morte. Uma das obras deste período é a pintura chamada de Vampiro.

Vampiro, Edvard Munch.

Outra obra do Friso, é uma pintura em que ele monta o cenário da morte da sua irmã novamente, com diversas pessoas na cena lamentando a morte de alguém que se encontra numa cama. O nome desta obra é Morte na Enfermaria.

Morte na enfermaria, Edvard Munch.

As obras de Edvard Munch eram sempre carregadas de uma profunda melancolia, tristeza. As mortes que aconteceram durante a sua infância, seu período vivido junto com o seu pai psicologicamente instável, e suas amizades com filósofos niilistas transformaram sua arte em pura expressão de sentimentos como a tristeza e o desespero.

O grito, uma das obras mais famosas do mundo foi pintada durante este ciclo. Munch disse que a inspiração para compor esta pintura veio num dia que ele estava caminhando, se sentiu cansado, doente, e olhou para o céu e viu o sol se pondo deixando uma cor avermelhada nas nuvens, e ele sentiu como se a natureza estivesse dando um grito.

Algumas pessoas acham que o céu estava avermelhado por causa da grande erupção do vulcão em Krakatoa. Também existem estudiosos que pensam que Munch se inspirou em múmias que faziam parte de uma exposição que acontecia na Europa. Tem gente que diz que o artista se inspirou em uma das últimas obras de Paul Gauguin, chamada de D’où venons-nous ? Que sommes-nous ? Où allons-nous ?, por quem o artista nutria uma grande admiração.

O grito, Edvard Munch.

Esta obra é avaliada em 130 milhões de dólares.

Edvard Munch passou os últimos anos de sua vida recluso em sua propriedade, a Noruega passava por uma ocupação dos nazistas na época. O artista morreu no ano de 1944 em sua casa.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.