Prêmio Nobel; conheça a história e alguns cientistas importantes que ganharam este prêmio

O Prêmio Nobel é um dos prêmios mais importantes que existe, o prêmio é oferecido a quem mais tenha dado maior benefício para a humanidade. Estre prêmio foi criado por um milionário responsável pela invenção da dinamite, Alfred Nobel. Diz a lenda que um obituário errado que dava Nobel como morto, tinha as inscrições “O comerciante da morte está morto”, o milionário decidiu criar um prêmio como forma de ajudar a humanidade, após ter ganho dinheiro com uma bomba responsável por muitas mortes.

Nobel destinou toda sua fortuna para o prêmio, cerca de 94% do prêmio são ativos da fortuna de Alfred Nobel. E criou a Fundação Nobel como uma organização privada. Na verdade o valor do prêmio é uma forma de investimentos em pesquisas. O prêmio tem cinco categorias; paz, literatura, química, medicina e física.

Originalmente o prêmio deveria ser concedido a quem fez descobertas relevantes no ano interior mas esse foi um requisito difícil de cumprir.

Prêmios Nobel, alguns nomes que são destaques

O primeiro ganhador do prêmio Nobel foi Wilhelm Röntgen, este cientista foi o responsável por detectar uma radiação eletromagnética num determinado comprimento de onde que ficou conhecido como Raio-X.

Esqueleto segurando um exame feitos com Raio-X. (Pixabay)

Ernest Rutherford é conhecido pelo experimento em que ele bombardeou folhas de ouro com com núcleos alfa, como algumas dessas partículas alfa tiveram um desvio muito grande, ele concluiu que o núcleo atômico era muito pequeno e concentrava toda a massa do átomo e que este núcleo tinha carga positiva.

Ilustração de um átomo. (Pixabay)

Mas Rutherford fez esta descoberta após ter recebido o Prêmio Nobel pela descoberta da meia-vida de substâncias radioativas, ele recebeu este prêmio por “por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas”. Rutherford entregou um prêmio Nobel para James Chadwick por sua descoberta da partícula nêutron que também faz parte do núcleo atômico.

Outro ganhador do prêmio Nobel de química é Richard Willstätter, que foi o responsável pelo descobrimento da estrutura da clorofila, pigmento responsável pela fotossíntese das plantas.

O cientista Dmitri Mendeleev, responsável por descobrir a periodicidade dos elementos, e por ter organizado o que se tornou a famosa tabela periódica dos elementos químicos que utilizamos nas aulas de química, também foi um dos cientistas que ganhou o Prêmio Nobel de química.

A primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel foi a famosa cientista Marie Curie, ela conseguiu o prêmio graças aos seus trabalhos com radiação, seu primeiro Prêmio Nobel foi de Física, ela recebeu este prêmio junto com seu marido Pierre Curie e Henri Becquerel.

Cientista Marie Curie.

Em 1911, Marie Curie é laureada novamente, mas desta vez pelo Prêmio Nobel de Química, por causa de seus trabalhos com os elementos radioativos rádio e polônio. Marie Curie acabou morrendo devido a uma complicação por causa de sua longa exposição à radiação quando ela trabalhava com elementos radioativos em seu laboratório.

Um nome controverso que ganhou o Prêmio Nobel de química é Fritz Haber, que recebeu o prêmio graças ao processo Haber-Bosch que permite sintetizar artificialmente nitrogênio atmosférico em amônia utilizando gás hidrogênio. Sua invenção é utilizada para fabricar fertilizantes e explosivos. Harber também trabalhou anos na transformação de cloro em um gás tóxico, por isso é considerado o “pai das armas químicas”, seu trabalho foi utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial.

Máscara de gás, arma química. (Pixabay)

Paul Ehrlich foi o cientista responsável pela cura da Sífilis e o primeiro tratamento eficaz contra esta doença terrível. Ehrlich, junto com outro cientista, Sahachiro Hata, trabalhavam para descobrir tratamentos químicos contra doenças específicas por isto os dois cientistas receberem o Prêmio Nobel de Química e também de Medicina.

Niels Bohr é um físico dinamarquês responsável por seus trabalhos que levaram à compreensão das estruturas atômicas além de sua contribuição para a física quântica, foi por este motivo que o cientista ganhou um Prêmio Nobel de física em 1922. Bohr propôs que os elétrons giravam ao redor do núcleo em órbitas estacionárias que apresentam uma quantidade de energia constante.

Este princípio descoberto por Niels Bohr é o que causa as cores dos fogos de artifício, cada elemento químico tem uma cor diferente por causa dos níveis de energia dos elétrons.

Fogos de Artifício. (Pixabay)

O cientista Hans von Euler-Chelpin estudou a fermentação do açúcar e o papel das enzimas neste processo. Por causa deste trabalho, ele recebeu um Nobel de Química junto com Arthur Harden no ano de 1929. Seu filho, Ulf von Euler, estudou o papel dos neurotransmissores no cérebro, e por isso recebeu Prêmio Nobel de medicina em 1970.

Fermentação em uma fábrica de cerveja. (Pixabay)

O químico alemão Hermann Staudinger demonstrou a existência de macromoléculas conhecidas como polímeros e por causa deste trabalho, ele ganhou o Prêmio Nobel de química no ano de 1953, é graças as descobertas de Staudinger que foi possível a síntese de materiais como o Nylon 6,6.

Albert Einstein é com certeza o cientista mais famoso a ganhar o Prêmio Nobel em Física, graças a sua descobertas do efeito fotoelétrico (que é utilizado em sensores). Einstein também é conhecido por sua Teoria da Relatividade que explica fenômenos que eram impossíveis de explicar somente com a física newtoniana.

Lente Gravitacional, explicado pela teoria da relatividade.

Um dos fenômenos explicados por Einstein é a lente gravitacional que é uma ampliação de uma imagem provocada por objetos massivos como estrelas e galáxias.

Além desses nomes importantes que foram premiados com o Nobel, ainda existe outra categoria de Prêmio Nobel, o Nobel da Paz, mas merece um post a parte pois é cheio de nomes muito controversos.

Compre meu livro na loja da Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.