Veja os três museus mais famosos do mundo

Museus são lugares onde são expostos as obras de arte mais brilhantes do mundo, tesouros escavados de sítios arqueológicos, coleções históricas ou artísticas. Existem diversos museus importantes e famosos no mundo. O termo museu é relacionado a palavra musa, que são divindades da arte. Foi durante o renascimento italiano que surgem as sementes que dariam origem aos museus, eram as pequenas coleções de arte(pinturas ou esculturas). Conheça alguns dos museus mais famosos do mundo.

1. Museu do Louvre

O museu do Louvre é o maior museu de artes e antiguidades do mundo. Antigamente o edifício que abriga o museu era uma parte do palácio real que foi poupado durante a Revolução Francesa (diferente da parte referente ao palácio das Tulherias que foi incendiado). O conde de Angiviller teve a ideia de transformar o antigo palácio do Louvre em Museu.

Historicamente o museu surgiu antes de ser oficializado, começou com as coleções particulares dos reis da França. O rei Francisco I adquiriu alguns quadros de Leonardo da Vinci, entre as aquisições está o famoso quadro Monalisa.

Monalisa, Leonardo da Vinci.

Os outros reis franceses posteriores também fizeram aquisições de quadros para a galeria do palácio. Foi o rei Luís XIV que deu uma atenção especial para essa coleção comprando as pinturas do famoso pintor italiano Rafael. O Duque de Richelieu adquiriu obras de Nicolas Poussin. Foram adquiridas esculturas durante esse tempo também.

Atualmente o Museu do Louvre tem uma coleção gigantesca de obras de arte.

2. Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA)

O MoMA é um museu famoso de arte moderna e contemporânea. Três mulheres: Abby Aldrich Rockefeller, Lillie P. Bliss e Mary Quinn Sullivan, conseguiram persuadir com sucesso o industrial e banqueiro Anson Goodyear a patrocinar um projeto de criação de uma instituição para adquirir obras de arte moderna.

Elas escolheram como diretor do museu Alfred Barr, que era um historiador de arte que conhecia os trabalhos dos pintores das vanguardas artísticas europeias. Havia outro museu que poderia competir com o MoMA, o Museu Contemporâneo de Arte em Nova Iorque (Met), mas Barr garantiu que o projeto do novo museu não iria entrar em conflitos com o Met.

Na primeira exposição teve a obra Os Banhistas de Paul Cézanne.

Os Banhistas, Paul Cézanne. *wikipedia

Alfred Barr também adquiriu obras de artistas do século XIX, como Van Gogh, Matisse, Gauguin e Picasso.

O museu mantém uma coleção de obras em papel, existe um departamento de fotografia e outro de arquitetura também.

3. Museu Britânico

É o mais controverso dos museus famosos, por causa da origem de muitas de suas coleções como as do Egito, as da Antiguidade Greco-Romana e a do Oriente Médio. No século XVII, XIX e XX, arqueólogos venderam obras ao museu, os britânicos adquiriram muitas obras antigas de escavações em outros países. O museu foi aberto ao público em 1759.

Rosetta Stone – que foi usada para fazer a tradução de escritos antigos.

Existem campanhas pela devolução de obras de artes para seus países de origem. As esculturas do Partenon de Atenas que estão no museu são alvos de muita polêmica. Essas peças são conhecidas como os Mármores de Elgin, que foram levadas a Inglaterra por Thomas Bruce, o sétimo conde de Elgin, que foi uma figura muita controversa, pois perdeu coleções inteiras em naufrágios. o Lord Byron acusou Thomas Bruce de vandalismo e ele foi investigado pelo parlamento britânico**.

Apesar das controvérsias, o museu contém uma coleção gigantesca de obras de arte que o tornou importante no cenário mundial, além de ser muito famoso e visitado hoje em dia (antes da COVID-19).

Referências:

**https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/7/15/turismo/6.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.