Samba, o ritmo musical brasileiro

O samba é considerado um dos maiores símbolos culturais do Brasil. Esse ritmo musical também é conhecido como samba carioca, e ele teve origem na junção da cultura africana ocidental e o folclore brasileiro. A etimologia da palavra samba é desconhecida, umas fontes dizem que tem origem na palavra umbigo da língua africana bantu, outros falam que o samba era uma palavra genérica utilizada para designar dança popular.

Origem e um pouco de história

No Brasil colonial e depois no imperial algumas regiões do país tinham os chamados folguedos que hoje em eles existem em festas populares como o bumba meu boi. Após a abolição da escravidão no Brasil, o Rio de Janeiro tinha uma população de maioria negra e uma parte eram escravos libertos que migraram para a cidade vindos da Bahia trazendo essa tradição dos folguedos.

Com o tempo essas comunidades de negros vindos da Bahia mudaram as tradições de festas ligadas ao catolicismo e começaram a influenciar a cultura carioca. Nessas comunidades as mulheres baianas abriram terreiros de candomblé onde ocorria atividades comunitárias além das religiosas, foi nesses lugares onde o samba carioca se desenvolveu.

O primeiro samba gravado no Brasil foi a música Pelo Telefone, que foi composta no quintal da casa da Tia Ciata. Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata era uma mãe de santo que recebia em sua casa todos os finais de semanas festas regadas a danças e quitutes. A canção Pelo Telefone originalmente foi chamada de Roceiro e foi uma composição coletiva de Pixinguinha, Caninha, João da Baiana entre outros.

Essa música foi um sucesso e marcou o samba como um gênero musical. E o samba carnavalesco foi obtendo fama entre as festas da Penha e do Carnaval.

As escolas de samba surgem num contexto histórico onde os negros que migraram para o Rio de Janeiro e se estabeleceram em casas conhecidas como Cortiços. Políticas públicas de embelezamento e limpeza social destruíram esses locais e despejaram a população que moravam neles, e desalojadas, essas pessoas acabaram ocupando as encostas de morros no Rio de Janeiro. Foi assim que surgiram as favelas.

O bairro do Estácio no Rio de Janeiro reunia todos os tipos de pessoas por ser um lugar de convergência de transportes públicos. Os sambistas do Estácio para não serem marginalizados se uniram ao samba do carnaval, e então surgiu as escolas de samba. Ismael Costa foi o criador da expressão escolas de samba.

Desfile das escolas de samba.

Carmem Miranda foi uma das primeiras celebridades brasileiras a divulgar o samba e o carnaval internacionalmente.

Carmem Miranda.

Glamour, carnaval, samba e favelas

O carnaval do Rio de Janeiro é marcado pelo ritmo do samba. Os desfiles das escolas de Samba atraem olhares internacionais e é um evento que esbanja glamour. Muitas escolas de samba teve como origem as favelas.

Desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro.

As representações da favela nos enredos das escolas de samba trazem identificação e exaltação das pessoas que moram nessas comunidades. São nessas letras de samba que aparecem os temas relacionados aos problemas enfrentados por essas comunidades. Por isso o Carnaval e o Samba são simbólicos para o Brasil, é o momento em que o mundo olha para o Rio de Janeiro e para esse ritmo musical que surgiu entre a maioria da população, que infelizmente ainda é marginalizada.

Referências:

http://www.academiadosamba.com.br/memoriasamba/artigos/artigo-281.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

Compre meus e-Books na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

2 comentários em “Samba, o ritmo musical brasileiro

  1. Interessante saber a história de marcos que são tão importantes na nossa história. Infelizmente a gente sabe que é “coisa do nosso brasil” mas muitas vezes passamos batidos na procura por saber a origem daquilo. E sim, pode ser surpreendente!! De uma brasileira que mora fora a 4 anos, ler essa matéria me aqueceu o coração! Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.