Axé: uma manifestação cultural bahiana

A música e a dança, em geral, são uma das formas de manifestação cultural. Hoje, vamos falar sobre o Axé, que é um estilo musical que está associado com a dança.

Mas Axé é cultura? Antes de me jogarem pedras. A cultura pode ser o modo que um determinado povo se expressa de seu jeito particular. O Axé é um estilo musical com estilo de dança próprio que surgiu e prosperou na Bahia. Então, a rigor, é uma manifestação cultural popular.

A palavra Axé é uma saudação religiosa do candomblé (religião de origem africana). Ele tem suas origens no carnaval da Bahia. Com surgimento do uso de trios elétricos, junto com a proliferação de blocos afro, Axé teve chance de se impor como um movimento.

Como estilo musical, a criação dos arranjos e ritmos, que definem esse gênero de música, foram feitos por Alfredo Moura com a ajuda de músicos contratados que formaram a banda Acordes Verdes.

Apesar de sua carga pejorativa e suas letras provocativas, o Axé criou um novo mercado musical. E acabou se tornando um estilo musical e de dança típicos da Bahia. O Axé conseguiu se inserir na cultura baiana.

axedanca

Apesar do Axé ter conquistado a cultura baiana, hoje ele está em decadência. Como tudo que fez parte de uma cultura, mas que um dia deixa de ser parte dela.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.