Sala de Jantar, Paul Signac

Sala de Jantar (La salle à manger) é uma pintura de Paul Signac. O artista é conhecido por ter sido um dos pioneiros do neo-impressionismo junto com Georges Seurat. O pintor cresceu num ambiente familiar de classe média, em um bairro conhecido por ser um local de encontro de artistas, um universo cultural.

Paul Signac entrou em contato com o modernismo quando foi a sexta exposição impressionista. Lá ele conheceu as obras de Claude Monet. O artista conheceu Georges Seurat quando apresentou suas pinturas na primeira exposição dos artistas independentes. A partir do ano de 1884, o artista criou sua técnica de pintura que ficou conhecida como pontilhismo, ele usou uma teoria de cores. Sala de Jantar é uma das pinturas que ele usou essa nova técnica.

Sala de Jantar, Paul Signac. (Domínio Público)

Sala de Jantar foi pintada entre os anos de 1886-1887, nessa obra Signac usa a sua famosa técnica pontilhista. É uma pintura de gênero, ou seja, de uma cena cotidiana no interior de sua casa, ele incluiu na pintura seu avô e sua mãe, e a governanta; nenhum dos personagens estão interagindo entre si, estão completamente em silêncio.

Ele escolheu cores avermelhadas como o próprio vermelho e o laranja para sua paleta de cores, o pintor usou branco, azul, verde, preto, amarelo escuro, e preto. Essa pintura foi feita a partir de uma ilustração em grafite que ele fez para uma revista chamada La vie moderne.

Signac entrou para o movimento anarquista no ano de 1888, então essa pintura dessa tensa e silenciosa vida burguesa é uma crítica da própria sociedade da época. A primeira guerra mundial, que eclodiu em 1914, é fruto de uma crescente tensão, da divisão que havia entre a vida da burguesia e a do trabalhador, alguns modernistas retrataram a vida dos dois grupos. Nós temos que lembrar que nenhuma grande guerra começa do dia para a noite, ela é uma escalada.

Essa pintura se encontra no Museu Kröller-Müller, na Holanda.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.