Banhistas em Asnières, a pintura pontilhista de Georges Seurat

Banhistas em Asnières é uma pintura de Georges Seurat. O pintor se encaixa no movimento neoimpressionista, além de ter colaborado para que essa corrente artística ganhasse uma nova estética conhecida pelo nome de pontilhismo. Paul Signac e Georges Seurat criaram o pontilhismo para dar um efeito de cores mais natural as pinturas, porém a impressão resultou numa nova estética pós-impressionista.

Georges Seurat aprendeu a pintar como os artistas acadêmicos, mas acabou seguindo o caminho da pintura simbolista ao ser estagiário de Puvis de Chavannes. Sua primeira pintura neoimpressionista demorou um ano pra ser confeccionada e se chama Banhistas em Asnières.

Banhistas em Asnières, Georges Seurat.

Em Banhistas em Asnières temos a obra inaugural do pontilhismo de Georges Seurat, o artista cria o mesmo ambiente que pintaria sua obra-prima Uma tarde de domingo na ilha de La Grande Jatte, ou seja, pessoas numa grama, numa tarde ensolarada, encarando um lago (ou entrando). Nessa pintura vemos uma estética simbolista, embora o resto se encaixe numa temática neoimpressionista.

Pela primeira vez temos homens banhistas. Por causa do treinamento na Escola de Belas Artes, Georges Seurat pintou nus artísticos feminino, era um tópico obrigatório, fazia parte do aprendizado, mas para muitos artistas isso virou uma obsessão.

Banhistas em Asnières se encontra atualmente na Galeria Nacional de Londres.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Banhistas em Asnières, a pintura pontilhista de Georges Seurat

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.