A Queima das Casas dos Lordes e Comuns é uma pintura de JMW Turner. O artista faz parte do movimento artístico romântico. Essa corrente artística buscava mostrar as emoções dos artistas, as expressões, tudo isso nas paisagens deslumbrantes, cheias de cores e contrastes. Por isso, as pinturas de JMW Turner foram ícones desse tipo de movimento.
Um evento vulcânico ocorreu no ano de 1816, a erupção do Monte Tambora provocou o que ficou conhecido como Ano sem Verão. Isso fez com que o pôr do sol e o nascer do sol e as cinzas vulcânicas criassem um efeito na atmosfera que inspirou as pinturas de JMW Turner.
O artista era conhecido por retratar eventos históricos como a Queima do Parlamento que aconteceu em 1834, que foi retratada na pintura A Queima das Casas dos Lordes e Comuns.

A Queima das Casas dos Lordes e Comuns é uma pintura com características românticas, o artista usou o as cores para criar uma grande emoção nessa obra que mostra a queima do parlamento que aconteceu no ano de 1834. Ironicamente foi a contagem do tesouro, usando os bastões de Tally, que causou a queima do tesouro de verdade. JMW Turner fez essa pintura entre os anos de 1834-35, usando esboços.
Nessa pintura o artista usou a representação da atmosfera, com os tons laranja e amarelo, misturados ao cinza e azul, refletidos sobre a água para pintar uma obra com o sentimento de uma destruição grandiosa.
Hoje em dia, a pintura se encontra no Museu de Arte de Cleveland nos Estados Unidos.