Place de Clichy é uma pintura de Pierre Bonnard. O artista fundou o movimento do Les Nabis, que reunia os artistas pós-impressionistas, mas após alguns anos, Bonnard se desinteressou por essa estética, que pregava uma arte pura, mística com influências japonesas. O pintor buscou outros movimentos artísticos e novas estéticas para ampliar sua arte.
A cidade de Paris exercia um efeito fascinante em Bonnard, uma de suas obra que mostra esse fascínio se chama Place de Clichy.

Place de Clichy mostra o cenário de uma cervejaria, nessa pintura Bonnard utiliza as influências do pós-impressionismo com o uso de cores mais fortes, a iluminação dos impressionistas, e elementos da arte realista, com a escolha do sol forte. Nessa época, 1912, ano de conclusão da pintura, o artista visitava diversas cidades e áreas da França, e além da paisagem urbana, também pintava cenários do interior.
Atualmente, essa obra se encontra no Museu de Belas Artes e Arqueologia de Besançon, em Doubs na França.
Sempre um amante da experimentação, o pintor francês criou combinações de cores sem precedentes e aplicou pontos de vista e abordagens surpreendentemente modernos em suas obras sobre temas do cotidiano. A pintura é uma exaltação de sua pintura. Excelente artigo. Boa semana pra você
Manuel Angel
CurtirCurtido por 1 pessoa