L’Escarpolette é uma pintura de Jean-Honoré Fragonard. O artista é um dos representantes do movimento artístico conhecido como Rococó. Essa corrente artística é derivada do barroco que era esteticamente dramático e teatral. O rococó se manifestava na arquitetura, esse movimento adornava as igrejas geralmente com folhas de ouro e pinturas muito decoradas.
Na pintura o rococó se desvencilhou dos temas religiosos e passou a ser sobre temas pastoris, amor cortês, mitologia greco-romana, Fragonard se tornou um grande nome do rococó. L’Escarpolette é uma das obras primas que representam o movimento.

L’Escarpolette é uma pintura que se encaixa no movimento artístico rococó, Jean-Honoré Fragonard. A mulher que aparece no balanço está numa pose que era considerada provocativa na época, pois mostrava as pernas, existe um homem no lado esquerdo, deitado que aparece estendendo a mão, e outro no lado direito que está puxando o balanço com duas cordas.
A estética da pintura mostra a iluminação de palco, que foca em um personagem, no caso a mulher, existe também a abertura da vegetação que cria um efeito de que são nuvens se abrindo, é comum no rococó o fundo da pintura ser nuvens. A paleta de cores mescla o escuro dos tons verdes e cinza com azul claro esverdeado e a cor salmão do vestido da mulher.
L’Escarpolette se encontra atualmente no Wallace Collection, em Londres, no Reino Unido.