L’Escarpolette, Jean-Honoré Fragonard

L’Escarpolette é uma pintura de Jean-Honoré Fragonard. O artista é um dos representantes do movimento artístico conhecido como Rococó. Essa corrente artística é derivada do barroco que era esteticamente dramático e teatral. O rococó se manifestava na arquitetura, esse movimento adornava as igrejas geralmente com folhas de ouro e pinturas muito decoradas.

Na pintura o rococó se desvencilhou dos temas religiosos e passou a ser sobre temas pastoris, amor cortês, mitologia greco-romana, Fragonard se tornou um grande nome do rococó. L’Escarpolette é uma das obras primas que representam o movimento.

 L’Escarpolette, Jean-Honoré Fragonard.

L’Escarpolette é uma pintura que se encaixa no movimento artístico rococó, Jean-Honoré Fragonard. A mulher que aparece no balanço está numa pose que era considerada provocativa na época, pois mostrava as pernas, existe um homem no lado esquerdo, deitado que aparece estendendo a mão, e outro no lado direito que está puxando o balanço com duas cordas.

A estética da pintura mostra a iluminação de palco, que foca em um personagem, no caso a mulher, existe também a abertura da vegetação que cria um efeito de que são nuvens se abrindo, é comum no rococó o fundo da pintura ser nuvens. A paleta de cores mescla o escuro dos tons verdes e cinza com azul claro esverdeado e a cor salmão do vestido da mulher.

L’Escarpolette se encontra atualmente no Wallace Collection, em Londres, no Reino Unido.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.