A noite estrelada, a pintura mais famosa de Van Gogh

Vincent Van Gogh foi um dos artistas mais famosos e injustiçados da história da arte, suas pinturas só tiveram o sucesso financeiro que ele esperava somente após a sua morte. O artista frequentava o círculo de artistas franceses impressionistas e pós-impressionistas, uma das relações mais conturbadas que ele teve foi com Paul Gauguin. Mas praticamente todos se desentendiam com Paul Gauguin, pois era uma pessoa muito encrenqueira e instável, até mesmo Émile Bernard teve rancor do artista pois Gauguin roubou uma ideia da estética simbolista inventada por Bernard.

Após uma briga física contra Paul Gauguin, Vincent Van Gogh decepou a própria orelha e foi internado no Mosteiro de Saint-Paul de Mausole. Nessa instituição o artista tinha uma sala particular que ele transformou em um estúdio. Os historiadores acham que obra A noite estrelada foi pintada pela perspectiva da janela do quarto de Van Gogh.

Não era permitido ao artista fazer pinturas em seu quarto mas Vincent Van Gogh podia fazer esboços de seu quarto, um desses desenhos está na imagem abaixo.

Esboço da Noite Estrelada, Vincent Van Gogh.

O desenho acima é somente um dos vários esboços feitos pelo artista. Van Gogh mostra que para ser um pintor e fazer uma boa pintura precisa de muito trabalho. Essa pintura Noite Estrelada feita em 1889 enquanto Van Gogh estava internado não foi a primeira desse tema feita pelo artista, Vincent Van Gogh também pintou Noite estrelada sobre o Ródano.

Noite estrelada sobre o Ródano, Vincent Van Gogh.

Noite estrelada sobre o Ródano, feita em 1888, mostra que o artista já havia pintado uma noite escura iluminada pelas estrelas, mas dessa vez existem luzes refletidas na água. Para pintar Noite Estrelada o artista precisava somente aplicar os conhecimentos que ele havia adquirido nessa pintura junto com seus esboços para criar sua obra mais famosa.

Noite Estrelada, Vincent Van Gogh.

Noite Estrelada se encontra atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.