Napoleão cruzando os Alpes, uma pintura famosa do general francês

Napoleão Bonaparte foi um militar e líder político europeu que reestabeleceu a ordem após a eclosão da Revolução Francesa, as sucessivas derrotas francesas, além das crises econômicas e sociais que estavam ocorrendo na França sob o governo do Diretório. Graça as suas vitórias militares, Napoleão se tornou a pessoa perfeita para assumir uma França em crise, o general se torna ditador. Após conquistar parte da Europa, Napoleão cria o Império Francês e é coroado Imperador.

Nesse contexto de vitórias militares e um cargo político de imperador digamos assim, a imagem de Napoleão teria que ser grandiosa e imponente. Foi feito uma encomenda ao artista Jacques-Louis David de uma tela sobre o feito militar do general Cruzando os Alpes. Os boatos dizem que Napoleão queria uma imagem em que ele estivesse em cima de um corcel de fogo. Então Jacques-Louis David pintou a tela abaixo.

Napoleão cruzando os Alpes, Jacque-Louis David.

A pintura da imagem acima, Napoleão cruzando os Alpes, temos a primeira versão pintada por Jacques-Louis David. O artista retratou Napoleão numa pose heroica, num cavalo branco e forte, na base dessa obra está escrito Bonaparte e o famoso Annibal das Guerras Púnicas. Outra versão dessa pintura feita por Jacques-Louis David está na imagem abaixo.

Napoleão cruzando os Alpes, Jacques-Louis David.

Nessa versão da pintura de Jacques-Louis David, Napoleão aparece usando uma roupa que remete a cor dourada. Temos uma versão de Napoleão para todos os gostos.

Será que temos uma versão desse evento mais realista? Sim, um outro artista, Paul Delaroche criou uma pintura com um Napoleão cruzando os alpes de forma mais realista, está na imagem abaixo.

Bonaparte cruzando os Alpes, Paul Delaroche.

A pintura Bonaparte cruzando os Alpes de Delaroche foi muito criticada em sua época, por mostrar um Napoleão mais verdadeiro, andando a cavalo sobre a neve, com um olhar mais condizente com a situação.

Enfim, tanto a pintura de Jacques-Louis David quanto a de Paul Delaroche são importantes pois mostram um momento histórico do General-Imperador Napoleão Bonaparte.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.