James Thornhill nasceu por volta do ano de 1675, em Melcombe Regis, Weymouth, na Inglaterra. O artista se destacou como um pintor de temas históricos que pintava no estilo do movimento artístico do barroco italiano. Sendo o responsável pela pintura do Hall do palácio Old Royal Naval College. Além disso, Thornhill criou uma das primeiras escola de arte independente chamada de London Academy of Drawing and Painting.
O artista aprendeu técnicas artísticas com Thomas Highmore, e também com os pintores de decoração Antonio Verrio e Louis Laguerre. Com Verrio, Thornhill aprendeu a pintar no estilo barroco. Podemos ver que James Thornhill pintou nesse estilo quando fez a pintura de decoração no Hall do Old Royal Naval College, como está na imagem abaixo.

Triunfo da Paz e Liberdade sobre a Tirania é uma pintura de afresco com características barrocas como a união da arquitetura com a pintura, uma técnica conhecida como Trompe-l’oeil, que usa o ambiente para criar um efeito de ilusão de óptica. O artista também utiliza esse tema da representação do céu com diversos personagens, justamente porque a pintura está no teto e também o uso de figuras mitológicas greco-romanas junto com anjos também é uma característica da pintura barroca nessa parte decorativa quando se tem afrescos.
O artista também fez afrescos na Chatsworth House, um desses trabalhos foi feito numa antecâmara e se chama Assembleia dos Deuses (Deificação de Rômulo).

Assembleia dos Deuses (Deificação de Rômulo) também é um afresco feito no teto de um ambiente, temos a junção da arquitetura e da pintura criando o efeito do Trompe-l’oeil. Esse tipo de estética utilizada por James Thornhill faz parte do movimento artístico do barroco, muitas igrejas italianas e de Roma tem esse tipo de afresco, além dos palácios franceses como Versalhes. Muitos personagens fazem parte dessa narrativa criada por James Thornhill e pintada no teto dessa antecâmara. O artista usou uma paleta de cores multicolorida, como era de costume nesse tipo de pintura. Também temos o uso de contrastes como nas obras barrocas.
Thornhill também decorou a cúpula da Catedral São Paulo.

Na imagem acima temos a decoração da cúpula da Catedral São Paulo feita por James Thornhill. O artista fez uma obra usando os efeitos de Trompe-l’oeil, aliando a arquitetura da cúpula ao seu trabalho como pintor. Thornhill recebeu essa encomenda para fazer esse afresco porque seu perfil correspondia ao que o comitê da Igreja estava procurando, que era: ser inglês e protestante, felizmente James Thornhill era mais do que isso, era um artista muito habilidoso e talentoso. Foi esse trabalho que fez com que o artista se tornasse um renomado pintor de decoração.
Além das pinturas de afrescos, James Thornhill também pintava obras menores, uma de suas telas se chama O Julgamento de Paris.

O Julgamento de Paris faz parte da coleção do governo do Reino Unido. Essa pintura mostra características que o artista já demonstrou em seus afrescos como o uso de muitas cores, os contrastes, o tema greco-romano. Nessa obra temos os personagens quase na mesma disposição em que aparecem nos murais confeccionados pelo artista. Thornhill também coloca muitas pessoas numa mesma obra e enquadramento, algo visto nas suas pinturas decorativas.
Outras obras de James Thornhill se encontram na Royal Academy do Reino Unido como Ananias e Safira.

Ananias e Safira faz parte de uma encomenda feita pela Royal Academy ao artista. Essa obra é uma cópia das pinturas de Rafael sobre esse tema. James Thornhill foi contratado para fazer cópias de algumas pinturas do artista renascentista Rafael, seus desenhos animados. Esse tipo de pintura é algo diferente feito pelo artista, pois não faz parte de uma tela, nem de seus famosos afrescos decorativos. No século XIX uma das formas de aprendizagem em escolas de arte francesa era justamente a cópia das obras dos chamados antigos mestres.
James Thornhill morreu no ano de 1734.
Glorious!
CurtirCurtido por 1 pessoa