Kazimir Malevich e a sua arte Geométrica

Kazimir Severinovich Malevich nasceu por volta de 1879, o artista nasceu em Kiev no Império Russo, sua etnia era polonesa. O artista faz parte do movimento artístico das vanguardas artísticas europeias russa. Malevich criou novos conceitos para o desenvolvimento da arte abstrata como a concepção chamada de “Suprematism” que tinha enfoque em formas geométricas básicas mas era diferente do cubismo que também apresentava modelos geométricos. Malevich também é considerado parte das vanguardas artísticas ucranianas.

A família de Kazimir se mudou para Moscou, então o artista se matriculou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou. O artista participou da segunda exposição do grupo artístico Soyuz Molodyozhi em São Petesburgo. Uma de suas obras feitas nesse período se chama Sociedade com Cilindros.

Sociedade com Cilindros, Kazimir Malevich.

Como podemos ver na pintura acima, Sociedade com Cilindros, o artista foi influenciado pelas vanguardas artísticas europeias de Paris, como Paul Cézanne, ele se inspirou especialmente no pós-impressionismo. Temos o sintetismo, o artista usou cores puras para retratar as pessoas na pintura. Essa pintura foi feita em 1908, pode ter sido um período de experimentação do artista pois logo, apenas alguns anos depois, o artista pinta a tela O princípio do brilho.

O princípio do brilho, Kazemir Malevich.

O princípio do brilho é uma pintura cubista típica, com formas geométricas, fragmentação; porém existe partes dessa obra que dão uma certa impressão de movimento como as formas de círculo e dois canos de metal, todas essas imagens ao redor dessas figuras dão a impressão de que esse objeto deve ser uma espécie de amolador de facas, ou seja, várias características futuristas em um só objeto: movimento, e inovação; o uso da cor prata também traz esse elementos de uma pintura futurista. Essa mistura de cubismo com futurismo foi chamada pelo artista de cubo-futurismo. A pintura O princípio do brilho foi confeccionada por volta do ano de 1912.

Com o passar do tempo suas pinturas se tornam mais originais como Bureau and Room.

Bureau and Room, Kazemir Malevich.

Em Bureau and Room temos uma pintura com características cubistas e também com a estética que o artista desenvolveria mais tarde, chamada de Corrente Artística do Suprematismo.

No ano de 1915 Kazemir Malevich sofre uma revolução artística e estética ao lançar seu próprio manifesto artístico chamado de Do Cubismo ao Suprematismo, é nesse seu manifesto que o artista lança as bases do movimento artístico que chamaria de Suprematismo. O nome veio da concepção  “supremacia do puro sentimento artístico”.

Sua nova estética Suprematista era sobre uma arte focada em formas geométricas como retângulos, círculos, quadrados, linhas, possuía uma gama de cores limitada. Esse novo movimento artístico era oposto ao construtivismo. Uma das pinturas Suprematistas de Kazimir Malevich se chama Black Square*.

Black Square, Kazimir Malevich.

Em Black Square Kazimir usou as linhas e o formato quadrado em sua obra, características que ele criou para seu movimento artístico chamado de Suprematismo. A paleta de cores simples também está inclusa no movimento suprematismoa.

Outra obra suprematista de Kazimir Malevich se chama Supremus 55.

Supremus 55, Kazimir Malevich.

Supremus 55 é uma pintura suprematista de Kazimir Malevich, temos o uso de uma paleta de cores com poucas cores e tons, como o marrom, vermelho, salmão, bege, cinza, e amarelo. As linhas, as formas geométricas como o retângulo, o círculo, unidos para representar uma figura abstrata são características do movimento artístico suprematista.

Quando ocorreu a Revolução de Outubro em 1907 na Rússia, Kazimir Malevich acabou não confrontando o novo regime e por isso ganhou cargos estatais para ensinar arte na nova União Soviética. Ele continuou assim, até a morte de Lenin, achando que as coisas mudariam em relação a arte com a ascensão de Stalin ao poder, mas ele estava enganado. Ele acabou sendo preso, acusado de ser espião, depois foi libertado. Infelizmente não existe lugar seguro num regime político totalitário.

Kazimir Malevich morreu no ano de 1935 de câncer.

*As vezes eu coloco o nome em outras línguas porque pode existir uma tradução em português que eu desconheço, como acontece com o filme Bonequinha de Luxo e Breakfast at Tiffany’s, ou Monalisa e Gioconda. Assim os buscadores reconhecem.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Kazimir_Malevich

Compre meu e-Book na Amazon:

Compre também na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.