Le Corbusier, o purismo e a arquitetura moderna

Charles-Edouard Jeanneret-Gris nasceu no ano de 1887 em La Chaux-de-Fonds na Suiça. Conhecido como Le Corbusier, era um arquiteto que estava no meio artístico das vanguardas artísticas europeias principalmente do cubismo onde conheceu Amédée Ozenfant, e devido a isso, Le Corbusier se tornou um dos precursores da arquitetura moderna. O artista e Amédée Ozenfant também foram responsáveis por criar uma arte chamada de Purismo.

O artista começou seu treinamento artístico na escola de arte fundada por Charles L’Éplattenier em sua cidade natal, La Chaux-de-Fonds, seu professor nessa escola, René Chapallaz, direcionou os talentos de Charles (Le Corbusier) para a arquitetura e as artes decorativas, mas o artista também mostrava habilidade em desenho e pintura. O mestre de Le Corbusier, René Chapallaz, também era um arquiteto. Um dos primeiros projetos de Le Corbusier foi a casa abaixo:

Essa casa fica na cidade La Chaux-de-Fonds na Suiça, local de nascimento do arquiteto. A construção faz parte do estilo arquitetônico criado pela Art Nouveau Suiça chamado de Style Sapin, uma casa com o formato de árvore de natal, também chamado de Pine Tree Style, é um estilo regional de Le Chaux-de-Fonds. Esse primeiro projeto arquitetônico de Le Corbusier se chama Villa Fallet, o arquiteto fez esse projeto com a supervisão de seu professor, René Chapallaz.

Um dos primeiros artistas de vanguarda que Le Corbusier conheceu foi Gustav Klimt. O arquiteto empreendeu uma viagem pela Europa e chegou em Paris onde começou a trabalhar com outro grande arquiteto, Auguste Perret, que foi um dos pioneiros no uso do concreto armado. Perret foi o responsável pelo projeto do Théâtre des Champs-Élysées:

Nessa construção Auguste Perret utilizou o concreto armado, que na época era uma coisa relativamente nova, fruto da Revolução Industrial que aconteceu primeiro na Inglaterra e depois em outros países da Europa.

Le Corbusier viajou para a Alemanha, onde passou um tempo trabalhando para outro grande arquiteto, Peter Behrens. Depois dessa experiência o arquiteto foi para diversas cidades da Europa como Pompeia e Roma, lugares que possuem construções da época do Império Romano, especialmente Pompeia, que era uma cidade que havia sido recém desenterrada e conservada sob as cinzas do vulcão Vesúvio.

Quando o arquiteto retornou para sua cidade natal ele projetou uma nova casa para sua família, chamada de Maison Blanche:

Graças à seu tempo aprendendo sobre o concreto armado com Auguste Perret, Le Corbusier foi capaz de projetar espaços interiores mais abertos, assim como podemos ver na imagem acima do interior da Maison Blanche e seu grande ambiente aberto. O famoso conceito “aberto” não surgiu com dois irmãos gêmeos celebridades da televisão.

Uma das plantas feitas por Le Corbusier que mostram um projeto de um grande espaço aberto como a Maison Dom-Ino (uma planta baixa feita pelo arquiteto).

Maison Dom-Ino, Le Corbusier.

Esse projeto do arquiteto foi utilizado como uma espécie de base para outros projetos de Le Corbusier. Essa planta foi construída para ser exposta na Bienal de Arquitetura de Veneza no ano de 2014 e está na imagem abaixo:

By Jean-Pierre Dalbéra from Paris, France – La maison Dom-ino de Le Corbusier (Biennale d’architecture 2014, Venise), CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37212897

Para o arquiteto, a Maison Dom-ino era um projeto perfeito que podia ser usado para fazer diversas combinações, fazendo diferentes fachadas externas, criando espaços e cômodos separados. Le Corbusier fez a Dom-ino para ser usada como um projeto de reconstrução de lugares destruídos durante a Primeira Guerra Mundial, o arquiteto chamava esse projeto de sistema Dom-ino.

A partir do ano de 1917 o artista montou um escritório em Paris. Ele foi apresentado à artista Amédée Ozenfant, o arquiteto ficou encantado pela artista e juntos os dois criaram uma nova corrente artística chamada de Purismo, os dois também escreveram um manifesto do Purismo, em que eles rejeitavam o suposto exagero do movimento Cubista com suas concepções de realidade fragmentada.

Nesse manifesto os dois artistas defendem que a arte decorativa é a base de todas as artes, que a arte consiste na concepção. O Purismo buscava o elemento puro, a arte deveria ser simples, o exagero não era algo desejado. Esse novo movimento artístico criado por Ozenfant e Le Corbusier se baseia em toda uma filosofia racional sobre a concepção de projetos.

Com Amédée Ozenfant o arquiteto aprendeu a pintar utilizando tinta à óleo, e por causa disso ele também fez pinturas puristas:

Natureza morta vertical, Le Corbusier.

Le Corbusier tinha diversas ideias puristas para a arquitetura e ele redigia artigos defendendo seu ponto de vista para a revista L’Esprit Nouveau. O artista reuniu seus artigos num livro chamado A Arte Decorativa de Hoje. Devido a destruição causada pelas duas grandes guerras, o arquiteto sempre tinham muitas ideais sobre como reconstruir certos lugares de um jeito ideal e mais simples, do que seria com a arquitetura barroca, por exemplo.

Apesar de não ser um homem religioso, Le Corbusier também projetou igrejas como a Igreja Católica Notre-Dame du Haut:

Notre-Dame du Haut. Imagem: Pixabay.

Uma grande curiosidade sobre Le Corbusier é sua relação com o até então jovem Oscar Niemeyer, o arquiteto suíço incentivou o brasileiro a participar do projeto de construção da nova sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Oscar Niemeyer aprendeu muito com Le Corbusier.

Devido a suas concepções inovadoras, Le Corbusier se tornou um dos pioneiros da arquitetura moderna que surgiu no século XX.

Compre meu e-book na Amazon:

Um comentário em “Le Corbusier, o purismo e a arquitetura moderna

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.