Torre eiffel, o símbolo da França

A Torre Eiffel é um dos monumentos arquitetônicos mais visitados do mundo. Conhecida como “A Dama de Ferro”, ela foi feita para a Exposição Universal de Paris de 1889, mas a ideia de uma grande torre representando o centenário da Revolução Francesa fez tanto sucesso que ela permaneceu em pé mesmo após o fim desta exposição. Hoje em dia ela é considerada um dos símbolos da França.

O Projeto

Originalmente a Torre Eiffel foi projetada para ser uma homenagem ao centenário da Revolução Francesa. Ela foi imaginada primeiramente por Maurice Koechlin e Émile Nouguier. Ela foi inspirada no observatório de Latting, um monumento que foi projetado para uma exposição em Nova Iorque no ano de 1853.

Observatório de Latting.

A Torre Eiffel tem 325 metros de altura e foi o monumento mais alto do mundo até o ano da inauguração do Edifício Chrysler em Nova Iorque no ano de 1930. Kouchlin e Nouguier eram os engenheiros sêniores da empresa de Gustave Eiffel. Alguns não acreditava que a estrutura projetada por esses dois engenheiros pudesse ser construída realmente, achavam que havia falhas no projeto que tornaria impossível que essa estrutura ficasse de pé.

Primeiro esboço de Maurice Kouchlin.

Este monumento de mais de 300 metros de altura era um desafio para a sua época, pois no século XIX(19) não era comum a construção de estruturas tão altas quanto o projeto de Kouchlin e Nouguier. Por isso uma comissão de artista assinou a favor do projeto da construção da Torre Eiffel chegando até a publicar uma petição no jornal francês Le Temps.

Os defensores do projeto argumentavam que se era possível o homem construir algo como as pirâmides do Egito que foi o monumento mais alto do mundo por centenas de anos, por que Paris não poderia possuir um construção alta como as pirâmides de Gizé? Este era o grande questionamento em torno da construção da Torre Eiffel.

Apesar do próprio Gustave Eiffel não ter ficado entusiasmado com o projeto no começo, após ser convencido da viabilidade e a beleza que a torre representaria, Eiffel se tornou um grande defensor do projeto. Para que o monumento fosse construído o ministro da indústria e comércio da França, Édouard Lockroy, deveria aprovar a construção da Torre Eiffel. O ministro acaba aprovando a ideia e em 1887 começa a construção da torre.

Construção da base da torre.

A Torre Eiffel possui uma base quadrada de 125 metros de lado e vai afunilando até o topo. O monumento é concluído no ano de 1889.

O concurso e o simbolismo

A França na época queria um símbolo que mostrasse o país como moderno e industrializado, após anos sob o domínio de uma monarquia retrógrada que deixou o país um tanto atrasado quanto a industrialização. A Inglaterra conseguiu ser pioneira na revolução industrial pois sua monarquia havia sido restringida após a revolução gloriosa.

Então a ideia de mostrar como a França havia se modernizado após anos de luta revolucionária contra a monarquia já havia surgido em anos exposições de anos anteriores. Na exposição de 1876, uma das imagens de divulgação mostra uma torre de 300 metros de altura, ultrapassando a altura das pirâmides de Gizé no Egito.

A torre centenária.

O então ministro, Édouard Lockroy, lançou um concurso no ano de 1886, para a construção de uma torre no Campo de Marte em Paris. O projeto dos engenheiros da empresa de Gustave Eiffel era muito semelhante aos termos do concurso feito por Lockroy, por isso, dos mais de cem projetos apresentados para a construção de uma torre para o centenário da revolução, o projeto de Eiffel acabou sendo o vencedor.

A torre custou duas vezes mais o orçamento inicial, e foi financiado por três bancos e pelo próprio Gustave Eiffel. No contrato de construção e manutenção ficou estipulado o valor dos ingressos a serem cobrados para entrar na torre, além de estipular que o monumento pertencerá à cidade de Paris após vinte anos da construção dela.

Torre Eiffel vista de baixo pra cima. (Pixabay)

Além dos projetistas iniciais, o projeto contou com a colaboração de mais de cinquenta engenheiros cuidando de todos os detalhes da construção, para que ela fosse construída no tempo certo e sem problemas estruturais. Durante a fase de construção alguma das peças de ferro são erguidas e colocadas por guindastes. A torre também conta com um elevador, que leva os visitantes aos andares dentro da torre. Ela é concluída a tempo da inauguração da Exposição Universal de Paris.

Torre Eiffel. (Pixabay)

Apesar de ter sido criticada quando foi inaugurada, a curiosidade trouxe muitas pessoas para ver a Torre Eiffel nos anos posteriores à inauguração.

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas já visitaram a Torre Eiffel, e atualmente ela é um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

Turistas na Torre Eiffel. (Pixabay)

Site oficial da Torre Eiffel: https://www.toureiffel.paris/fr

2 comentários em “Torre eiffel, o símbolo da França

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.