Auguste Renoir, o impressionista de pessoas

Pierre-Auguste Renoir, mais conhecido como Renoir, nasceu no ano de 1841, foi um pintor francês do movimento artístico impressionismo, o artista foi responsável pelo desenvolvimento deste estilo. Renoir é considerado um dos pintores franceses mais famosos. O artista gostava de pintar figuras femininas e sensuais. Ele preferia pintar nus femininos do que paisagens. Renoir também foi um pintor muito prolífico, tendo produzido em torno de quatro mil pinturas.

Renoir veio de uma família da classe trabalhadora que trocou Limoges por Paris para melhorar as condições de vida. O artista começou a aprender arte quando ingressou como aprendiz numa oficina de porcelanas como um decorador e além disso ele também estudou numa escola de artes. O artista passou no exame de admissão da famosa École des beaux-arts de Paris (escola de belas artes). Renoir entrou no estúdio de Charles Gleyre, porém seu relacionamento com Gleyre não foi muito bom.

Sua primeira obra exposta no Salão de Paris em 1864 foi destruída pelo pintor. O artista conseguiu atrair a atenção da crítica especializada na exposição do Salão de Paris apenas no ano de 1867 com a obra Lise com sombrinha.

Lise com sombrinha, Renoir.

A Lise da pintura é Lise Tréhot, amante de Renoir na época. A reação a esta pintura foi mista, alguns gostaram e outros fizeram críticas ferrenhas chegando até mesmo a criar uma caricatura da obra.

No estúdio de Gleyre ele conheceu diversos artistas, entre eles Claude Monet, juntos Renoir descobriu como usar cores mais claras e decidiu não usar mais o preto para fazer a composição de sombras. Este aumento de paleta de cores trás mais qualidade para as suas pinturas. Monet e Renoir desenvolveram o impressionismo, mas enquanto Monet pintava paisagens, Renoir preferia pintar figuras humanas. Na pintura La Grenouillère de Renoir tem o foco nas pessoas.

La Grenouillère, Renoir.

Monet também fez uma pintura do mesmo lugar e sua obra tem o mesmo nome da pintura de Renoir, La Grenouillère. Monet se concentra mais na paisagem.

La Grenouillère, Monet.

Renoir expôs suas pinturas na primeira exposição de pintores impressionistas no ano de 1874, ao lado de artistas como Pául Cezanne e o próprio Claude Monet. Em 1876 o artista pinta o quadro O baile no moulin de la Galette que foi comprada pelo colecionador de arte Gustave Caillebotte.

Apesar de ter vendido esta obra, sua situação financeira não era boa e ele precisava fazer sucesso, diferente de artistas como Johannes Vermeer que conseguiu casar com uma mulher rica e Paul Signac que veio de uma família rica, Renoir tinha que viver de sua arte e para isso ele precisava de êxito na carreira artística, por isso ele resolve não expor mais suas obras na exposição de pintores impressionistas e volta para o Salão de Paris. Ele exibe uma de suas pinturas neste evento, O Café.

O café, Renoir.

Renoir começa a receber diversas encomendas, como a Madame Charpentier et ses enfants, um pedido feito por Marguerite-Louise Lemonnier, a Madame Charpentier. Esta obra também é exposta no Salão de Paris.

Madame Charpentier et ses enfants, Renoir.

O artista voltaria a expor junto com os impressionistas na sétima exposição organizada por esses pintores impressionistas, ele exibe neste evento a pintura Almoço da Festa do Barco, uma obra que tem quatorze pessoas que foi pintada a partir de uma cena montada pelo próprio Renoir.

Almoço da Festa do Barco, Renoir.

O pintor não teve um casamento lucrativo, ele se casou com uma costureira, Aline Charigot, e fez diversas pinturas utilizando Aline como modelo, no quadro Almoço na Festa do Barco, ela é a mulher sentada no lado esquerdo segurando um cachorro sobre a mesa. Renoir também fez retratos de sua esposa, agora chamada de Madame Renoir.

Madame Renoir, por Auguste Renoir.

Os retratos do artista impressionista também fazem parte de suas melhores obras, ele pode ser considerado um retratista do estilo artístico do impressionismo. Um de seus retratos mais bonitos e conhecidos é a pintura da atriz Jeanne Samary. Uma obra feita com as pinceladas e as composições de cores características do período impressionista de Renoir. Ele fez essa pintura em 1877.

Jeanne Samary por Renoir.

Conforme os anos passam o artista se aperfeiçoa muito no uso da cor. No ano de 1880, Renoir conhece uma das famílias judias de banqueiros mais ricas de Paris, através do colecionador de artes Charles Ephrussi. Louis Cahen d’Anvers, o chefe desta família próspera, encomenda de Renoir dois retratos de suas três filhas, e o artista pinta o Retrato de Irène Cahen d’Anvers, considerado uma das obras-primas do pintor.

Retrato de Irène Cahen d’Anvers, Renoir.

O pintor renascentista Rafael se torna uma grande referência para Auguste Renoir, a partir de 1887 ele sentiu que o seu período impressionista já havia atingido o ápice e estava chegando no fim. Uma das obras pintadas após o período impressionista, o chamado de período seco, usando como inspiração as obras de pintores renascentistas como Rafael, foi As Grandes Banhistas, uma pintura de nu artístico que utiliza Aline Charigot como uma das modelos que posaram para esta obra.

As grandes banhistas, Renoir.

Ainda no período seco, Renoir pinta outro quadro, Meninas ao piano, como parte de uma encomenda feita pelo museu de Luxemburgo. Ele tenta se aproximar de uma arte mais séria abandonando as pinceladas do impressionismo.

Meninas ao piano, Renoir.

Renoir morre no ano de 1919 e deixa um grande legado de obras artísticas impressionistas.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Pierre-Auguste_Renoir

4 comentários em “Auguste Renoir, o impressionista de pessoas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.