“Mas Bah Tchê”, conheça um pouco da cultura gaúcha

A cultura desse estado, o Rio Grande do Sul, engloba muitos elementos culturais como o Gaúcho, o hábito de beber Chimarrão, o famosos churrasco gaúcho, além de outros símbolos da cultura local.

Historicamente, a região do Rio Grande do Sul foi por muito tempo um centro exportador de carne, o charque, também tinha um grande rebanho bovino responsável pelo abastecimento do Brasil colônia. Com outras regiões produzindo monoculturas como o açúcar, o café, o algodão, não havia espaço para a criação do gado e produção de produtos para o mercado interno..

A pecuária era muito importante para a região do Rio Grande do Sul, muitas das guerras que o estado se envolveu teve como gatilho algum tipo de medida econômica ruim em relação a exportação de gado e carne feita pela região.

A Revolução Farroupilha aconteceu por causa do descontentamento dos estancieiros com a política tributária do governo. O governo do período Regencial, decidiu taxar o charque gaúcho, enquanto os impostos de importação do charque uruguaio e argentino eram menores, essa medida encareceu o produto gaúcho e fez com que as pessoas preferissem comprar o charque importado.

É dessa revolta que surge um dos símbolos do estado, o lenço Farroupilha. Os farrapos utilizavam o lenço vermelho amarrado com um nó envolta do pescoço. Mas a utilização como um símbolo político surgiu quando foi feita uma encomenda, por Bernardo Pires de Oliveira, aos Estados Unidos e o Império queimou a carga com a encomenda.

O Gaúcho é um nome dado a pessoas ligadas à agropecuária na região dos pampas. Com o tempo o tipo gaúcho passou a ser o peão das estâncias. Suas roupas são de origem indígena(poncho, chiripá, lenço pala), europeia(camisa, chapéu, bota e guaiaca) e a bombacha, suas vestimentas são reflexos de sua origem nômade. Existe uma lei estadual que regulamenta a bombacha, que deve seguir as recomendações do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Vestimenta gaúcha

Uma das heranças da Revolução Farroupilha é a Semana Farroupilha, que ocorre do dia 13 ao dia 20 de setembro, nesse evento acontece um desfile em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha.

O churrasco gaúcho tradicional vem de comunidades indígenas catequizadas pelos jesuítas. Os índios Guaranis tinham o costume de abrir um buraco no chão, forrar com folhas e camadas de terras com um fogo aceso onde eles costumavam assar as carnes. Os tropeiros acabaram incorporando esse modo de preparo da carne e assim o churrasco gaúcho se espalhou pelo país.

Outra comida típica gaúcha é o arroz de carreteiro, que tem sua origem quando os carreteiros(transportadores de cargas) cozinhavam o arroz com uma mistura de charque numa panela de ferro.

O Chimarrão é uma bebida típica da cultura do sul do nosso país. O Chimarrão é feito de erva-mate jogando água quente numa cuia, e o líquido é puxado através de uma bomba. Essa bebida tem sua origem nas tribos indígenas como os guaranis, quíchua e aimarás. O chimarrão chegou a ser considerado a “erva do diabo” e acabou tendo o seu consumo proibido pelos jesuítas. A palavra chimarrão vem do castelhano cimarrón, que significa animal selvagem.

Uma dança típica gaúcha é o bugio é uma dança com compasso binário e a música bugio utiliza foles de gaita como instrumento musical.

No Rio Grande do Sul existe o Movimento Tradicionalista Gaúcho que é uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao resgate e à preservação da cultura gaúcha. Também existe outra organização dedicada a cultura gaúcha, o Centro de Tradições Gaúchas, que busca divulgar as tradições e folclore da cultura gaúcha.

A cultura gaúcha é diversa, devido a história do Rio Grande do Sul e ao esforço de preservar algumas tradições e folclore.

4 comentários em ““Mas Bah Tchê”, conheça um pouco da cultura gaúcha

  1. Quando cheguei em Florianópolis achei super diferente a quantidade de pessoas tomando (o termo é correto?) chimarrão na beira da lagoa. Mesmo quando o dia está quente há casais compartilhando a bebida. Cultural dessa região então, não é?

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.