História do Sorvete

É lógico pensar que o sorvete é ma invenção recente, pois a tecnologia que permitiu a invenção da geladeira/freezer surgiu há um pouco mais de cem anos atrás.

Porém o sorvete existe há 2500 a.C, os persas tinham uma sobremesa chamada sharbat, que era um suco de frutas geladas misturadas com neve. Uma versão antiga do geladinho.

geladinho1

No ano de $00 a.C os persas inventaram outra sobremesa gelada, o faludeh, que é algo entre a textura do sorvete e a de um pudim. Depois da invasão árabe na Sicília no século XVIII, a Itália criou uma outra versão de “sorvete” usando sabores de frutas junto com café.

No ano de 1500, na época da Renascença, Bernardo Buontalenti criou o gelato, adicionando a receita uma mistura de ovos e creme, que rapidamente se tornou popular na Europa.

gelato

Como os europeus faziam pra ter o gelo usado na mistura do sorvete?

Eles cortavam um grande bloco de gelo no inverno e enterravam no solo. Fazer sorvete na época era muito trabalhoso,  os ingredientes, quantidade tinham que ser muito específicos e precisos.

Até o século XIX, o sorvete era uma sobremesa rara e exótica, mas com o desenvolvimento tecnológico durante a primeira Revolução Industrial, uma americana conseguiu patentear um congelador de sorvetes feito a mão.

Em 1851, um americano de Baltimore, Jacob Fussel, um comerciante de leite conseguiu um jeito de produzir sorvete em larga escala utilizando leite como ingrediente.

Com o desenvolvimento do refrigerador industrial feito pelo engenheiro alemão chamado Carl von Linde, por volta de 1870, foi eliminada a necessidade de cortar blocos de gelo e estocar no solo. Então a fabricação de sorvete se tornou mais fácil. Isso permitiu a produção industrial em massa de sorvete, fazendo dessa sobremesa rara e exótica no século XVIII, virar popular e acessível.

E assim surgiu o nosso amado e delicioso sorvete como conhecemos hoje.

Imagem: Pixabay

Fonte de consulta: www.thenibble.com/reviews/main/desserts/the-history-of-ice-cream.asp

 

 

 

 

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.