Balé, a arte em forma de dança

O Balé ou Ballet, surgiu nas cortes da Itália durante o período Renascentista no século XVI. Esse estilo de dança se difundiu para a França e Rússia. Foi no reinado do francês Luís XIV, o Rei Sol, que o Balé pode se desenvolver.

balletantigo

O Balé migrou para Rússia, por volta do ano de 1850, continuando sua evolução e se tornando um estilo de dança com técnicas cada vez mais aperfeiçoadas e visualmente elegantes.

O Balé é uma forma de dança adaptada pro palco, e essa dança pode ser apresentada em forma de peças de teatro, como por exemplo, nas peças Cisne Negro e o Quebra Nozes.

balevog
Fonte: Vogue Australia

Balé Clássico

É o estilo mais rigoroso, técnico, e tradicional. Usado em espetáculos de balé em forma peças de teatro, como na peça “o Lago dos Cisnes”.

swanlake

Balé contemporâneo

É a mistura do Balé clássico com a dança moderna, esse estilo possui movimentos mais amplos e é  muito usado pra representar sentimentos.

Curiosidades

–  Sabe como a bailarina consegue fazer aquelas coreografias na ponta do pé? O segredo está na sapatilha, que é feita especialmente pra deixar a bailarina nessa posição.

pontaspatilha

– No início o Ballet não tinha roupas próprias como hoje, só houve a necessidade de criar uma roupa especial pra dançar quando ele se tornou popular na corte de Luís XIV, o Rei Sol.  Como o Balé passou a ter passos e movimentos cada vez mais complicados, então surge uma roupa própria, e o uso do tutu(saia) serviu pra não deixar o corpo da bailarina muito exposto durante sua dança

tut1.

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.