“Quem quer dinheiro?”, essa é a frase mais famosa já ouvida na televisão brasileira, dita pelo empresário e apresentador, Silvio Santos. Senor Abravanel, ou Silvio Santos, nasceu no ano de 1930 e se tornou um dos maiores comunicadores e mestre do entretenimento do Brasil. O empresário era filho de migrantes judeus, seu pai era grego e sua mãe turca.
Muito bem relacionado Silvio traçou seu caminho para a fama ao conseguir uma vaga como radialista para a Rádio Nacional de São Paulo, trabalhando junto de seu amigo Manuel de Nóbrega. Foi com essa relação frutífera que Senor Abravanel assumiu a empresa Baú da Felicidade, que estava sob administração de Nóbrega, mas foi “cedida” à Silvio. Ele conseguiu fazer parceria com a fábrica brasileira de brinquedos Estrela.

Seu primeiro programa de TV foi Vamos Brincar de Forca, que estreou nos anos de 1960, em que ele anunciava os produtos de sua empresa de crediários, brinquedos e eletrodomésticos, Baú da Felicidade.

Esse programa fez um enorme sucesso, e três anos depois, Silvio Santos estreia seu programa próprio, chamado Programa Silvio Santos. Além disso, o empresário foi alugando espaços publicitários na extinta TV Tupi. Ao final da década de 1960, Silvio Santos passava em torno de 11 horas no ar durante a semana, e já havia se tornado um sucesso absoluto chegando a aparecer inclusive na Rede Globo.
Porém, com a mudança de linha editorial e empresarial da Globo, que não queria mais programas independentes e destoantes em sua grade, Silvio Santos quase sai do ar, mas permanece na emissora até 1974. Seus amigos influentes o procuraram com a ideia da criação de um canal próprio, em que Silvio poderia se tornar pelo menos sócio, algo que ele não poderia ser na Rede Globo.
Ao final de 1975, Senor Abravanel finalmente consegue a concessão do presidente Ernesto Geisel, e em 1980, sua emissora entra no ar no canal 4 (que era o lugar da extinta TV Tupi – que havia sido cassada, em que Silvio batalhou para conseguir a concessão da faixa dessa emissora de TV). O empresário também conseguiu outras concessões de TV pelo Brasil, e assim conseguiu formar o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Nos anos 90, Silvio Santos apresenta seus programas de TV mais famosos como Topa Tudo por Dinheiro, em que o apresentador falaria por diversas vezes sua famosa frase: “Quem quer dinheiro?”.

Essa é um pouco da história do grande apresentador de TV, Silvio Santos, que morreu aos 93 anos, no dia 17 de agosto de 2024, vítima de uma pneumonia causada pelo vírus H1N1.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Silvio_Santos
https://tv.sbt.com.br/programas/auditorio/programa-silvio-santos/noticia/248958-60-anos-de-programa-silvio-santos-conheca-a-historia-da-maior-atracao-brasileira
3 comentários em ““Quem quer dinheiro?”- Um pouco da história de Silvio Santos”