As Olimpíadas modernas tem origem nas Antigas Olimpíadas Gregas. Para entender o contexto de como e porque acontecia os jogos olímpicos na Antiguidade, temos que falar sobre a organização política nesse período.
Na Grécia Antiga as cidades eram chamadas de cidades-estados, pois elas eram unidades políticas independentes. Ou seja, não havia um reino, ou nação chamada Grécia, com um poder central. Além disso, os gregos eram politeístas, e adoravam um panteão de deuses em que cada um tinha uma função e representação. Para os gregos antigos as Olimpíadas estavam intimamente ligada aos deuses e os jogos aconteciam em Olympia.

Os gregos também tinham uma longa tradição atlética e aperfeiçoamento do corpo, como podemos ver pelas antigas estátuas gregas que retratam deuses gregos antropomórficos com a musculatura bem desenvolvida ou homens mortais mesmo (esse atletismo também é relatado por Aristóteles em sua coleção de textos sobre Política).

As Olimpíadas na Grécia Antiga se encontravam em ligação com a política, pois apesar das cidades-estados serem unidades políticas independentes, na verdade elas precisavam umas das outras em relações comerciais e até mesmo militares.
Os recursos eram escassos na Grécia, a Península Balcânica é caracterizada por ter áreas muito montanhosas, então não haviam tantas terras agricultáveis em comparação aos outros povos, por isso a Grécia Antiga era voltada ao comércio marítimo. Então, para acalmar os ânimos que se desenvolviam durante o tempo, os antigos gregos faziam esses eventos coletivos, como as Olimpíadas.
Durante a realização delas, todos se uniam e haviam salvo-condutos de deslocamentos de atletas e participantes das Olimpíadas Gregas. Durante os jogos era válido um período de trégua, as cidades-estados que participavam das Olimpíadas não poderiam enviar exércitos, e não poderia haver nenhum tipo de animosidade nesse sentido, nem a pena de morte era considerada válida durante a realização do evento.
No começo, os atletas competiam usando uma espécie de pano tampando as partes íntimas, mas com o tempo eles passaram a competir nus. Uma parte das modalidades de jogos incluíam lutas e combates, como o boxe, por exemplo.

Somente os homens podiam participar das antigas Olimpíadas, as mulheres tinham que ter uma permissão especial pra fazer parte dos jogos, e elas competiam em modalidades que não havia combate.
Com a queda do mundo da Grécia Antiga, os Romanos tomaram esse evento para si, as Olimpíadas aconteceram no mundo Antigo até ele ruir com a queda do Império Romano do Ocidente e as chamadas “invasões bárbaras”. As Olimpíadas modernas só começaram a acontecer no século XX.
Bem, que poderiam continuar a fazer uma trégua durante os Jogos.
CurtirCurtido por 1 pessoa