Dama com Arminho, Leonardo da Vinci

Dama com Arminho é uma pintura de Leonardo Da Vinci. O artista faz parte do período Renascentista. Da Vinci é considerado um dos maiores gênios da história da arte ocidental, sendo o autor das obras Monalisa e A Última Ceia. O renascentista também fez estudos de anotomia, astronomia, física, além de ter sido inventor. A imagem do homem vitruviano foi desenhado por Da Vinci.

O artista fez diversas pinturas, poucas chegaram a atualidade, devido à experimentação no uso de materiais de pintura. Uma das obras que sobreviveu foi Dama com Arminho.

Dama com Arminho, Leonardo Da Vinci.

Em Dama com Arminho temos uma mulher segurando um arminho, um pequeno animal que pertence ao grupo das doninhas, essa pintura é um retrato. A paleta de cores é a mais cara possível, com o uso do vermelho e azul ultramarino (pigmento que vem da pedra semipreciosa lápis-lazúli).

Isso tudo indica que quem encomendou a tela foi alguém muito rico, e devido ao estado de conservação, Da Vinci usou materiais convencionais. De fato, quem encomendou o quadro foi Ludovico Sforza e a mulher retratada na pintura é Cecilia Gallerani, uma amante do nobre italiano. A pintura tem as características típicas das obras de Da Vinci como o sfumato, o uso do claro-escuro, e a pose de perfil, algo que também é usado em outra obra famosa, a Monalisa.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.