Talismã, o início da pintura abstrata

Talismã é uma pintura de Paul Sérusier. O artista fez parte do movimento pós-impressionista e vanguardista conhecido pelo nome de Nabis. Além de ser o nome de uma corrente artística, os Nabis foram um grupo de jovens artistas europeus que faziam pinturas abstratas, um tipo de pintura nova que estava despontando na Europa. Sérusier foi um pintor treinado por Paul Gauguin,

Os alunos da Academia Julian se juntaram para criar uma arte que não era puramente representação da natureza mas sim símbolos criados pelo artista. Esse grupo também pintava em Pont-Aven. Talismã foi a representação desse movimento.

Talismã, Paul Sérusier.

Talismã de Paul Sérusier tem características das técnicas pós-impressionistas como sintetismo e suas cores puras. O artista procurou criar uma obra que utilizasse uma paleta de cores primárias que resultasse numa composição que criasse sensações em quem estivesse olhando essa obra. Foi com essa pintura que os Nabis mostraram que haviam aprendido as lições dadas por Paul Gauguin.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

3 comentários em “Talismã, o início da pintura abstrata

  1. Pinturas que persistem com a iluminação. Sabe-se que o manejo da luz é considerado um fator crucial para o alcance da beleza e do equilíbrio na pintura. Ele não conhecia o pintor. Obrigado por compartilhar. Um grande abraço e bom fim de semana.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Paul Gauguin conheceu praticamente todos os artistas que passaram por Pont-Aven em sua época, além de ter participado da mesma exposição que Paul Sérusier participou, os dois se conheciam, a influência de Gauguin no movimento pós-impressionista foi muito grande.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.