3 atrizes importantes do cinema clássico de Hollywood

Os filmes de Hollywood deram origens a diversos gêneros cinematográficos como musicais, ação, comédia e etc. Várias atrizes talentosas prosperaram, fizeram sucesso e marcaram a história, principalmente na Era de Ouro de Hollywood, que também é chamada de cinema clássico de Hollywood. Esse período dourado aconteceu entre a década de 1910 e a década de 1960. Conheça algumas dessas atrizes que mudaram a história do cinema.

Um pouco de história

Hollywood é um bairro da cidade de Los Angeles, na Califórnia nos Estados Unidos. Esse bairro se tornou famoso por causa dos grandes estúdios de filmes que estão instalados nessa região. Ele surgiu quando o casal Harvey Henderson Wilcox adquiriu um rancho nas imediações de Los Angeles e deram o nome de Hollywood para esse rancho. No ano de 1900 já havia uma comunidade funcional de quase 500 pessoas.

O primeiro filme rodado em Hollywood foi O Conde de Monte Cristo de Francis Boggs, esse filme foi lançado em 1908. Alguns dizem que os motivos que levaram ao surgimento de estúdios de filmagem nessa região foi o clima, os diversos tipos diferentes de ambientes e paisagens.

1. Ingrid Bergmann – Gaslight

A palavra que utilizamos para se referir a uma modalidade de violência contra as mulheres tem origem no filme Gaslight estrelado por Ingrid Bergmann. O enredo do filme é sobre um casal, Paula e Gregory, e ele começa a tentar convencer a Paula de que ela está vendo e ouvindo coisas. Gaslight foi lançado em 1944.

Greta Garbo. (wikipedia)

A atuação de Bergmann em Gaslight é perfeita, não existe nenhuma expressão forçada, ela tem uma performance muito fluida e ganhou o Oscar de Melhor Atriz por causa de sua atuação em Gaslight. A atriz foi premiada com mais dois Oscar, um pelo filme Anastasia (1956) e outro por causa do filme Murder on the Orient Express(1974).

Ingrid Bergmann nasceu em Estocolmo na Suécia no ano de 1915, ganhou muitos prêmios por suas atuações e morreu em 1982. Ela é considerada a quarta maior lenda do cinema feminino de Hollywood.

2. Greta Garbo – “Garbo fala!”

Greta Lovisa Gustafsson, mais conhecida como Greta Garbo, nasceu no ano de 1905 em Estocolmo na Suécia e se naturalizou cidadã dos Estados Unidos. Ela é considerada uma das maiores atrizes de todos os tempos. Garbo começou a atuar nos Estados Unidos com o filme mudo Torrent(1926), um drama romântico do cinema mudo.

Greta Barbo fez o filme Anna Christie(1930) no papel de Anna Christie e foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Garbo também foi a atriz com o maior cachê na sua época. Em 1936 ela faz o filme Camille, e ganha o Oscar de melhor atriz por esse filme. Garbo considerava Camille como sua melhor atuação.

3. Hattie McDaniel – A atriz injustiçada

Hattie McDaniel nasceu no ano de 1893 e foi a primeira atriz afro-americana a ganhar um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante no filme E o Vento Levou em 1939. Ela também foi a primeira mulher negra a cantar na rádio nos Estados Unidos.

Por causa do racismo e as leis de segregação racial nos Estados Unidos, ela não pode comparecer à cerimônia do Oscar porque o teatro onde ocorreu a premiação era exclusivo para brancos. Seu primeiro filme em que teve um papel importante foi em Judge Priest(1934). Ela também participou de alguns filmes sem levar os créditos.

Hattie McDaniel.

Um comentário em “3 atrizes importantes do cinema clássico de Hollywood

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.