Conheça os tipos de teatro japonês

Teatro Nô

O Teatro Noh, (能, Noh) é um estilo tradicional do teatro japonês, considerado pela UNESCO como Herança Cultural Inatingível. Esse tipo de te teatro combina com versos e pantomina (a pantomima é um espetáculo narrativo acompanhado de música, baseados nos meios de expressão de arte mímica). Como figurino, o teatro Noh, utiliza trajes fabulosos e fazendo uso de máscaras. A pantomina dança e as crônicas são recitados por monges, tudo isso acompanhado de coro e orquestra.

Teatro Noh. (wikimediacommons)

O Noh virou uma arte popular aristocrática e o Noh acabará formando outros tipos de artes dramáticas como o kabuki. O Noh pode ser entendido como um drama lírico. Esse estilo teatral tem sua origem na dança ritualística e coreografia sagrada. Essa dança folclórica inicialmente fazendo parte de uma religião, se torna secular após cair no gosto imperial. O Nô tem sua origem no rito religioso Kagura, que era um rito artístico xintoísta que geralmente consiste em dança teatral.

Cena de teatro Noh. (wikimedia commons)

Nas cidades a kagura passa a ser ter um estilo de música e dança chamada de dengaku. Então o teatro Noh se tornou em Noh dengaku e Noh sarugaku. O Noh dengaku é mais popular entre as elites. O ator Zeami e sua trupe Nara teve muita influência pois fazem parte do círculo social do Shogun.

O renascimento do estilo artístico de teatro Noh acontece com pelo daimyo Oda Nobunaga (織田 信長). Infelizmente esse estilo artístico cai em decadência após a Era Meiji.

Kabuki

É uma forma épica e tradicional de representação teatral japonesa. Esse tipo de teatro utiliza um drama estilizado, interpretação de forma gloriosa com uma enorme abundância de dispositivos cênicos sofisticados.

Cena Kabuki. (Wikipedia)

A origem desse teatro remonta às apresentações religiosas da sacerdotisa Okuni, no ano de 1603. Ao contrário das histórias de muitos estilos artísticos de teatro, quem fazia as apresentações teatrais eram as mulheres. Essas artistas representavam uma forma cômica a vida cotidiana.

Okuni. (wikipedia)

Algumas fontes retratam que também kabuki era uma espécie de performance de danças feitas por cortesãs para atrair o público masculino. Por causa disso, o kabuki feminino foi proibido por ser considerado muito imoral.

Kabuki.

Existe uma peça chamada Shibaraku (暫, し ば ら く) , que é uma peça kabuki que em resume acontece num santuário onde um aristocrata maligno que usurpou o poder fez da antiga família imperial como prisioneiros, é a partir desse ponto que a trama se desenrola.

Bunraku

O bunraku (文楽) é performado por grandes bonecos. No Japão existe o jōruri (浄瑠璃) que é uma forma de contar histórias, no jōruri existe uma pessoa que vai contar a história e a pessoa responsável pela música tocada enquanto essa narração é contada.

Boneco Banruku.

A tradição do teatro de fantoches vem do período Heian (784-1185 d.C). Chikamatsu Monzaemon e Takemoto Gidayū, ambos dramaturgos, fundaram uma escola em Osaka. O próprio dramaturgo Chikamatsu Monzaemon é considerado uma espécie de Shakespeare no Japão, tendo criado mais de 100 peças.

Existe uma divisão de repertórios como nas peças históricas(jidai mono) e nas peças burguesas(sewa mono). Tanto o Bunraki quanto o Kabuki sofriam influências um do outro. Com a Era Meiji, o Bunrakise tornou popular. Em 2003, o Banruku se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

4 comentários em “Conheça os tipos de teatro japonês

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.