Garotas no Piano, Auguste Renoir

Garotas no Piano é uma pintura de Auguste Renoir. O artista foi um dos principais pintores do século XIX, que influenciou os impressionistas e os modernistas no século XX. Renoir frequentou o badalado estúdio de Charles Gleyre, um pintor suíço que ensinava na Escola de Belas Artes de Paris, e sempre dizia que os pintores deveriam pensar nas figuras da antiguidade.

Renoir se dedicou a pintar telas impressionistas com temas sobre festas da alta sociedade, e diferente de Claude Monet, Auguste Renoir preferia pintar as pessoas em vez das paisagens. Conforme a carreira artística de Renoir amadurece, o artista começa a pintar no estilo clássico, como em Garotas no Piano.

Garotas no Piano, Auguste Renoir. (Wikipedia/Domínio Público)

Garotas no Piano é uma pintura com as características originais de Auguste Renoir. O artista misturou a pintura neoclássica, com o volume das figuras femininas na tela, os móveis e os objetos com a luz do impressionismo, sem o uso da cor preta para fazer as sombras, como os artistas dessa corrente artística faziam. Os traços e as divisórias entre as representações na pintura não eram duras e bem definidas. A paleta de cores escolhida foi diversos tons rosa claro, bege, branco, pérola, amarelo, dourado, verde, carmim, marrom, azul, tendendo para as cores claras.

Essa pintura tem diversas versões, a primeira foi uma encomenda para o Museu de Luxemburgo. A pintura do post se encontra no Museu d’Orsay, em Paris.

Compre meu e-Book na Amazon:

2 comentários em “Garotas no Piano, Auguste Renoir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.