Las Meninas, Diego Velázquez

Las Meninas é uma pintura de Diego Velázquez. O artista faz parte do movimento artístico barroco. Junto de obras como Monalisa, A Menina do Brinco de Pérola, etc, Las Meninas faz parte da lista de pinturas mais importantes da história da arte ocidental.

Goya foi um artista que começou seus estudos em arte sendo muito influenciado pelo estilo barroco. O artista utilizava as mesmas técnicas de claro-escuro das obras de Caravaggio, que carrega certo drama mas um grande naturalismo e realismo Diego Veláquez teve uma ascensão rápida na corte espanhola. Las Meninas é uma pintura sobre a corte.

Las Meninas, Diego Velázquez. (Wikimedia Commons/Domínio Público)

Las Meninas é uma pintura que mostra um momento intimo da corte espanhola. Goya pintou uma cena na câmara principal na Royal Alcázar of Madrid. Nessa pintura temos uma menina loira, Margarida Teresa de Espanha, o próprio Diego Velázquez fez um autorretrato nessa obra, ele está no canto esquerdo, segurando material de pintura, as duas meninas que estão ao lado da infanta são damas de companhia.

Essa obra apresenta o mesmo dramatismo das obras de Caravaggio, Velázquez usou o mesmo tipo de contraste entre o claro-escuro para mostrar algo que era restrito à algumas pessoas, até mesmo o pet da corte aparece na pintura, ou seja, um cenário muito intimista, que não precisa de muita luz.

Las Meninas se encontra no Museu do Prado em Madri, na Espanha.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.