Senso comum

“Senso Comum” é uma expressão que costuma assombrar os estudantes universitários que acabaram de ingressar na Universidade, isto é, os calouros. Os professores rebatem cada resposta dada por um calouro dizendo: “Isso é Senso Comum”.

Mas afinal, o que é Senso Comum? E por que os professores universitários insistem tanto em desfazer esse conhecimento nos seus alunos?

Senso comum é o conhecimento popular e leigo sobre diversos assuntos. Por exemplo, analise essa frase: “Em média, homens heterossexuais têm mais parceiras sexuais do que mulheres heterossexuais.” Acha que é uma sentença verdadeira ou falsa?

É falsa! Se você julgou como sendo verdadeira, deixa eu explicar como não faz sentido essa frase. Sexo heterossexual significa sexo entre um homem e uma mulher.

Cada vez que ocorre uma relação sexual entre um homem e uma mulher, existem duas pessoas que praticam o ato. Como é possível que exista diferença entre o número de parceiros para os homens e mulheres, se precisa dos dois para ser uma relação sexual heterossexual?

O conhecimento vindo do senso comum costuma ser contraditório e muitas vezes non sense. E os professores se esforçam pra derrubar os conhecimentos vindos do senso comum para poder ensinar os conhecimentos adquiridos através do método científico.

Uma coisa interessante que explica porque no senso comum podemos fazer duas afirmações contraditórias para diferentes pessoas, e elas irão concordar independente de qual afirmação for.

Eu posso dizer pra algumas pessoas, que os opostos se atraem e tem um relacionamento mais feliz e duradouro, e pra outras pessoas eu digo que pessoas com gostos parecidos tem um relacionamento mais feliz e duradouro. E todos (com raríssimas exceções) vão concordar com o que eu disse.

O que explica esse fato é que as pessoas buscam na memória apenas recordações que comprovem o que eu disse, porque não é nosso costume buscar coisas que discordem da ideia que o outro está nos dizendo.

Isso também acontece quando alguém conta uma mentira pra você. Se você não está em posição de questionar a veracidade da história que o outro está contando, todos aqueles sinais de mentira que o Dr.Lightman te ensinou na série “Lie to me”, não irão servir pra nada, se você não estiver dúvidas sobre a história que estão te contando.

No método científico já vem incluso a dúvida sobre a hipótese/ideia que é exposta, e depois de passar dessa fase, ainda vem os experimentos científicos, e uma longa lista de requisitos pra uma hipótese virar uma teoria. Ou seja, conhecimento científico reconhecido pela comunidade científica (até surgir alguém que consiga derrubar esse conhecimento).

Fonte de consulta:

Psicologia Social para leigos, Daniel C. Richardson

Imagem: Pixabay

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.